segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A neurose: aumento de peso pós transplante sem justificação

A neurose num pós transplantado pode vir do....
- efeito (especialmente no inicio) hormonal elevado da medicação
- desconhecer se os resultados são os comuns ou se há algo q esteja errado ou a ser feito de forma errada
- não compreender.

Quer dizer, este resumo aplica-se pelo menos a mim.

Sobre o meu post anterior, é o resultado inteiro final de 1 semana de resultados contraditórios ao efeito pretendido e sem qualquer lógica nos mesmos. Comigo não funciona, será que é de mim ou há mais malucos neste navio?

Não encontrar nenhum testemunho na net também não ajuda.
Perguntei a quem já passou e passa por isto, e encontrei alguma paz. Por isso e porque não vejo nada em lado nenhum, e na hipótese de ajudar outro companheiro que bata na porta desta duvida, deixo aqui as respostas que silenciaram a minha ânsia.

E sim, repito: "Bom dia o meu nome é Tania e sou ansiedadóholica"


Tenho pesquisado na net, mas n encontro um único testemunho sobre isto!!! Onde andam os transplantados deste universo? Ou será q mais ninguém passa por isto ou fala sobre isto? É q tudo o q acho de info sobre alimentação pós transplante me confirma q sigo o que devia seguir... estou frustrada e com os corticoides a bater com força: mal humorada, stressada, triste e frustrada. Não sei se quero ficar apática ou irritada. Estou aqui no sofá a pesquisar na net por uma coisa q n compreendo e n entendo e não não não não acho nada q me esclareça, elucide ou informe.

E da ultima vez que mencionei aquele aumento maluco de 1.5kg, a enfermeira só disse: se a função renal está boa, significa que aumentou de peso! E eu fiquei parva a olhar para ela, porque saber q 1+1 são 2 EU SEI!!! O que quero é q me digam se estou a fazer algo mal ou se é mesmo assim independentemente do que faça! Não assumam apenas que a culpa é minha, ou q faço batota, e se a culpa for minha, digam-me o que faço mal. Detesto que tratem o doente como se fosse um batoteiro trapaceiro e que os resultados são claramente evidencia dessa batota.

Tenho tentado não pensar nisto, mas ao fim de uma semana inteira já é difícil ignorar..

Mas graças ao apoio de quem já navegou por estas águas, vou ver se silencio a neurose e abstrair-me.. amanhã logo falarei e espero obter uma resposta mais correcta do que a definição basica de que a culpa é minha porque faço batota. Se a culpa é minha ao menos digam-me o que faço q está errado, porque assumo que possa fazer algo mal q julgue estar bem e não saber. Tudo o que acho na net me diz que faço bem, mas nunca se sabe.


Info retirada de:
http://www.portaldadialise.com/home/nutricao-pos-transplante


Aspetos Gerais


  • considerar uma dieta equilibrada e moderada (evitando o aumento de peso);
  • ingerir frutas e verduras (ricos em vitaminas);
  • ingerir cereais como trigo, aveia ou arroz (integrais de preferência);
  • não restringir líquidos dando preferência a água e sumos naturais;
  • acrescentar pouco sal e pouco açúcar aos alimentos (risco de hipertensão e diabetes pelo uso de imunossupressores, comprometendo o enxerto);
  • evitar os alimentos enlatados e temperos prontos (contêm excesso de sal);
  • evitar gorduras (evitando aumento de colesterol e outros lípidos);
  • evitar bebidas alcoólicas (prejudicam o funcionamento do fígado);
  • não ingerir alimentos crus (carne, peixe ou ovos);
  • lavar verduras e frutas muito bem antes da sua ingestão (vinte gotas de hipoclorito de sódio em dois litros de água, deixando repousar durante dez minutos);
  • confecionar a comida pouco tempo antes da sua ingestão.
 
 
29 Jun, 2012, 00:00 / atualizado em 29 Jun, 2012, 00:00

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...