domingo, 13 de outubro de 2013

Dizer obrigada simplesmente não chega...



O que muitos não entendem é que quando temos uma mudança de perspectiva e de visão sobre nós mesmos e sobre a nossa pessoa, é mental e emocionalmente avassalador. Sem piadas. É como se levássemos murro atrás de murro no estômago, até o ar nos falta. É como se o chão e a terra trocassem de posições e nos dissessem "agora fode-te".

Foi brutal passar de saudável e qualquer outra coisa definitiva e fora do meu controlo aos 27 anos. Foi uma pancada tão grande que eu pensei que me partia e perdia por completo. Muito de mim desapareceu, mas também muito aprendi, desaprendi, cresci, sei lá. Mas no meio de muita coisa, uma eu sei e nunca, viva o que viver até ao dia em que morrer, é que venha o que vier, eu aguento. E aguento porque nos últimos 3 anos e meio, tive por perto pessoas que se asseguraram que todas as minhas fraquezas e minhoquices mentais, físicas e emocionais, que não se tornariam nos meus pontos fracos mas sim nos fortes.

Fazer diálise é brutal (sob receio de usar um adjectivo mais negativo e agressivo) e se sobrevivi, e se quem a continua a fazer, sobrevive e vive e prospera, é porque os profissionais, enfermeiros, médicos, auxiliares, administrativas, bombeiros, toda uma unidade de apoio e segurança no combate á queda que "ser doente renal crónico" provoca na psique de quem faz diálise... existem. Mais do que o físico, eles cuidam do factor emocional, social e mental.

Não sei se me estou a conseguir expressar bem, mas o que quero que entendam é que DIZER OBRIGADA a todos os que me ensinaram e apoiaram tanto sobre não só a doença mas também a pessoa que eu ainda era e sou apesar da doença.. não chega. A palavra obrigada, ou gratidão, respeito, carinho, amizade... perdem todas força e significado perante aquilo que quero expressar.

Não sei se sobraria alguma parte de mim se não fossem todos eles. 



Saying thank you to those who saved me just simply isn't enough.
For me, they are more than my family. They will always have a place in my heart.


Thank you.


Alexandra Garcia Machado, Ana Cristina Pires, Sílvia Carvalho, Carla Mendes, Fatima Marques, Pedro Sousa, Susana Andrade, Umberto José Silva Ventura, Marta Sião, Márcio Arrátel, Rita Ferreira, Bruno Gameiro, Carla Guedes, Jorge Dickson, Diogo Valentim, Ilda Maria, Daniela Fernandes, Ricardo Tiago, Ana Pinto, Isabel, Liliana, Ivo Bernardes, Sr. Manuel, Zé, Susana Rodrigues, Marcos Ribeiro, Dra. Celia Nascimento, Dra. Rita Calha, Dra. Margarida, Paticia, Dra Andreia, Martinha, Dra. Maria João....
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...