quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Reeducação Mental

Quando temos uma restrição tão grande alimentar a nível de líquidos, a relação que temos com eles muda. Sabem como se costuma dizer que quanto mais nos recusam algo, mais o queremos. Aqui aplica-se totalmente.

Ao contrario do que todo o mundo que nunca teve qualquer informação sobre doenças renais ou rins pensa.. quando eles não funcionam, não é porque bebemos pouca água e não não temos que beber mais água para que funcionem. estão a ver a esponja da loiça quando a colocam em contacto com água? Pois exactamente assim funciona um doente renal.

Eu tinha uma restrição de 500ml de líquidos por dia... líquidos são líquidos: agua, sopa, sumos, etc... sem esquecer que como todos os alimentos tem parte da sua composição água... tudo pesava em mim entre dialises. Eu vivia com restrição liquida meio litro e a cada refeição, nunca comia mais de 250gr de comida.

É giro pensar nisso. 250gr. Pesem o que metem no prato e digam-me quanto pesa. As pessoas não teem noção. Ainda agora, para limitar e controlar o peso para que não saia descontrolado por causa da medicação, eu peso o que como, sabendo que devo controlar os hidratos, as proteínas e vingar-me (salvo seja) nos legumes e vegetais.

Mas acreditem ou não, 250gr de alimento eu conseguia aguentar na boa... o teu estômago e sistema habitua-se.. agora meio litro de agua por dia... não conseguia. No Verão saia para suar e poder assim perder algum liquido e poder beber mais. E no Inverno não tinha como suar tão facilmente e ai então levava mais peso para a diálise.

Mas agora, agora que posso beber toda a agua que quiser... não me apetece.
Será que desaprendi o gosto de beber agua? antes de ficar doente bebia uns 3litros por dia. Parte daquela sede louca era também o desequilibro dos valores de ureia e creatinina, mas toda a minha vida bebi bastante agua e com satisfação.

Será de estar frio? Será de ainda ser mto recente e ter a cabeça tão cheia de tudo que nem consigo retomar um habito e prazer que sempre tive e posso retomar? Não sei.. mas sem duvida que se trata de mais uma reeducação mental baseada com mais uma mudança na minha vida.

Venham elas né? de preferência boas mudanças sempre. Que não sei se aguentaria mais negativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...