terça-feira, 18 de março de 2014

Uma primeira vez na cozinha: Quiche

Ora depois da queda que dei hoje, achei que para compensar, vamos para a cozinhar inventar.

Já cozinho desde sempre. Juro. Acho que antes de saber fazer contas, já andava na cozinha. Mas uma coisa que nunca fiz, não por receio, medo ou o que seja, foi quiche. Eu faço assados, guisados, estufados, grelhados, sopas, cremes, todo o tipo de doces, bolos, bolachas, tortas, tartes, pão, peixe, carne, saladas, vegetariano, chinês eu sei lá…

Ora hoje, fiz quiche.
Mini-quiche para ser mais concreta.

Pedi directivas ao senhor António e digo, estão deliciosas.

Uma única nota, colocar algum tipo de gordura nas formas (ou forma grande da próxima vez) ou deixar o papel vegetal que vinha já com a massa. Deixem-me esclarecer algo, o senhor António é que teve a mestria de formar as mini-formas com os círculos de massa e foi ele que decidiu não colocar nada, logo, no fim ao desenformar, custou e podia ter corrido 100% muito mais fácil e rápido :)

Receita:
- 1 pacote de natas (usei um q tinha especifico para cozinhar, mas qq um dá)
- mesma medida de leite (usei magro)
- 3 ovos
- Sal, nós moscada, pimenta branca (aqui usei os meus mimos e favoritos companheiros de aventuras culinárias: Suldouro :)
- Recheio á vossa escolha (eu coloquei salsichas de lata mesmo cortadas as rodelas + fiambre aos pedaços + cogumelos ás rodelas + queijo aos cubos + salada russa congelada q tenho sempre no congelador q leva cenoura batatas e ervilhas. Mas podem usar o q quiserem e gostarem)
- Salsa q.b
- 1 pacote de massa da Butoni de Massa Fina para doces ou salgados (mas podem usar massa folhada)


Basta forrar as formas ou forma grande com a massa. Coloquem papel vegetal ou pincelem com margarina para no fim ser mais fácil desenformar.

Numa vasilha, coloquem o leite+natas+ovos e batam tudo. Juntem os temperos sal+nós moscada+pimenta branca a gosto. Não abusem da pimenta a não ser que gostem. Provem e tentem atingir aquele equilíbrio de sabor como se faz com o puré.

Entretanto nas formas coloquem o vosso recheio, não devendo ficar acima da massa (ouvi ralhete pelo senhor António por isso…) e alguns raminhos de salsa poucos no topo. Verter o preparado até tapar o recheio mas cuidado para não ficar mto até ao topo que depois vai sair fora ou entornar quando levarem para o forno.

Levar ao forno uns 10m (vão controlando porque o cheirinho começa antes de ele crescer e ganhar aquele tom dourado apetitoso) a 150º


Deixar arrefecer antes de desenformar senão queimam as patinhas ;) e podem comer-se mornos, frios, sozinhos, com salada ou sopa, ao almoço, jantar, lanche, etc :)


Bonne Apetit!
  

4 comentários:

  1. Acho que vou fazer, se e com maça folhada não e preciso por manteiga ela tem muita já de por si :)

    ResponderEliminar
  2. hmmmm parece estar delicioso!
    http://emcasademaria.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Hummmm! parece está ótimo água na boca *-*
    Beijos

    Blog Sempre Miss Makeup
    Fan Page

    ResponderEliminar
  4. Obrigada meninas :)

    Carolina, esta massa n era folhada, mas mesmo a folhada, para a proxima, coloco papel vegetal para ajudar a desenformar ;)

    ResponderEliminar

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...