quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Bolo de Banana e Canela húmido e delicioso sem culpa

Pensar que deixo estragar comida ou que se estraga faz-me nervos. 

Por isso hoje, primeiro dia do ano, fui confirmar uma dúvida que tinha: as bananas que tinha comprado em promoção estavam a começar a passar do seu tempo. Já no outro dia tinha pensado nisso mas agora decidi que já não era cedo nem tarde, era já!


Decidi que ano novo e menos tralha, seja ela qual for, física alimentar emocional tudo!

Fui a net procurar receita e achei esta que me pareceu ter o que gosto num bolo “rápido simples e húmido” ;) gosto pouco de bolos secos enfarinhados ou empapados.

http://www.organizaracasa.com/mes-do-aproveitamento-post-4/

Adorei o titulo de aproveitamento, pois era exactamente isso que ia fazer. O facto de levar poucos ingredientes e ser bem simples ajudou e a canela rematou o pacote para me convencer.

Tive problemas com as quantias. Acho sempre que seguir estas receitas ás cegas é porque ou estão mesmo bem construídas ou não se sabe cozinhar. Como sabem tento fugir aos doces e calorias, especialmente depois de passar pelo mês “destrói balanças” que é Dezembro… (e olhem que cá em casa nem foi 1/8 do que foi em imensas casas! Isto de ter um pasteleiro não é o que pensam… mas falo disso noutro dia)

Olhem para o óleo que sei bem ser o facto da condição húmida.. olhei para a quantidade absurda de açúcar e pensei “isso é que era bom!”

Primeiro, qualquer bolo que leve banana é um bolo que recebe já fibra, humidade e açúcar deste ingrediente. Logo ai pensei “ai vais levar menos disto e disto e mais disto e disto”.

Acabei por fazer isto:

Bolo de Banana e Canela húmido e delicioso sem culpa


  • 4 bananas maduras
  • 4 ovos (quis colocar +1 porque achei os meus ovos pequenitos)
  • 200gr de açúcar (o total que a dita receita dizia eram pelo menos 360gr)
  • 280gr de farinha (eu coloquei mais porque sabia que com o ovo e o liquido a mais, a receita precisaria de mais farinha, admito que foi a olho, mas na dita receita dizia 240)
  • 100ml de óleo (pediam na receita 240ml, achei um abuso, mas como sei que gordura era necessária e já pensando no que a banana trazia, coloquei 100 de óleo vegetal + 50 de azeite porque não queria que se notasse no sabor do bolo + 100 de leite magro => são os ingredientes mencionados a negrito na receita)
  • 50ml de azeite
  • 100ml de leite magro
  • 1 colher sobremesa fermento
  • 1 colher e meia de sobremesa de canela (aqui ate podia ter colocado mais porque nem se notou muito no bolo e eu gosto. Ah, a canela automaticamente dá um sabor adocicado ao bolo por isso contem com isso quando roubei no açúcar)


Basicamente coloquei os ingredientes húmidos, bati. Juntei as bananas cortadas em pedaços e molinhas e bati. Juntei os ingredientes secos e bati. Txanam! Coloquei numa forma daquelas que se abrem – com fecho de aro de lado : excelente compra numa promoção do lidl há já algum tempo! -  e forrada com papel vegetal na base e nos lados. Prefiro isso do que andar a colocar mais gordura de lado e poder queimar na mesma ou agarrar


O nosso forno já não é de muita confiança, mas fiz como faço sempre, 180º graus e deve ter demorado uns 20 minutos +-, convém irem fazendo o teste do palito e verem quais as manias dos vossos fornos :)


Adorei. Está húmido, cheiroso, fofo, doce. 


Quero que observem esta receita apenas como exemplo para uma regra: 
“Não temos que seguir só porque é o que esta espectável de ser feito”

Eu provei a massa crua e vi que estava boa, por isso confiei nas minhas decisões e o resultado é um bolo bom sem me sentir hiper culpada qual o cheiro, olho ou provo ;)


O QUÊ??? Esperavam q ficasse apenas a olhar era…. Pfffffffffff…. :p
   

12 comentários:

  1. Olá!!
    Antes de mais, desjo-te um BOM ANO NOVO!!!

    Adoro bolos húmidos e este teu ficou com um aspeto delicioso. Tenho cá 2 amantes de banana, por isso tenho mesmo de experimentar. Obrigada pela dica!!!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meu anjo :D

      E antes de mais: MUITO OBRIGADA hihihi e espero que tenhas começado 2015 com o melhor pé e que seja um percurso cheio de desejos tornados reais e imensos sorrisos! :)

      Segundo, adoro bolos humidos!! hmmmmmmmm... são até de deixar a boca humida né ;)

      Eu bolo de banana sempre fiz com a banana cortada ás rodelas, mas achei este tão prático e depois de feito, delicioso. A receita quase q me parece facil de adaptar a um legume como bolo de cenoura, batata doce ou mesmo de beterraba (este ultimo cheira-me q eu pessoalmente n iria gostar por causa da cor, sabor etc.. )

      Hei-de experimentar as quantias de legume, mas sei que ficará igualmente humido e delicioso ;) culinária é matematica por isso regra geral corre bem se cumprirmos as regras do 2*1*1*1 (ovos, farinha, açucar, gordura)

      ah, o bolo n sei se se nota mas ficou com uma altura de 4 dedos (a forma era larga) e deu umas boas 25 fatias ;)

      Conta-me se cativou ai os teus amantes de banana, beijo grande!!

      Eliminar
  2. Quero experimentar =)

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha ouvido falar desta receita. Deve ser mesmo boa, eu gosto bastante de banana :)

    ResponderEliminar
  4. Que óptimo aspeto! Tenho de experimentar :)

    ResponderEliminar
  5. Nunca tinha visto ou ouvido esta receita,que óptimo aspeto! Tenho mesmo de experimentar

    ResponderEliminar
  6. Muito bom aspeto, tenho que fazer ;)

    ResponderEliminar
  7. Este bolo deve ser uma delicía!

    ResponderEliminar
  8. Já tenho posto azeite no bolo de chocolate e não se nota, bolo de banana nunca comi.

    ResponderEliminar
  9. Deve ser uma delícia, vou experimentar!

    ResponderEliminar

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...