domingo, 17 de maio de 2015

Eu e o meu cabelo, uma viagem com altos e baixos

O meu cabelo tem passado por diversas vidas.

Nasci com ele negro e liso, muito. Passou a alourado e com ondas, canudos. Foi-me cortado pois havia o receio de ter “apanhado o jeito das raízes africanas dos meus antepassados paternos e ficar carapinha” – vou refrear-me de comentar tal como não comento muito do que vivi na minha infância.. adiante.


Depois tornou-se castanho liso e com alguma ligeira ondulação quando muito comprido ou muito curto, bem como uns raios castanho claro quando chega o verão e praia…

Passou pela diálise e caiu. Quando tudo o resto falhava e o meu corpo atingia níveis de sofrimento e dor que nem compreendia.. o meu cabelo e vê-lo cair com o vento foi das poucas coisas que me fez quebrar e chorar. Caiu tanto que julguei ficar careca. Não sabia como impedir ou reverter por isso deixei-me ir. Tentei ampolas, shampoos, tudo…

E veio o transplante e ele recebeu a ajuda e o alimento que tanto precisava e vai aos poucos recuperando. Tornou-se mais forte, já não cai com o vento ou aos molhos quando lhe mexo. Vai ganhando algum brilho, vai crescendo e nascendo aonde antes tinha caído. Ainda recupera e eu espero e apoio como posso. Com shampoos, mascaras, condicionadores, seruns, etc…

  
E agora entra numa fase que nunca antes o vi, faz canudos e ondas serradas sem ajuda alguma. Lavo e penteio ligeiramente e quando dou por ele, faz canudos e ondas e onde antes ficava espantada e confusa, agora acho piada e deixo-me levar na onda.


Comprei uns condicionadores em spray sem precisar de enxaguar.
Comprei umas mousses e sprays para apimentar e brincar com as ondas.
Comprei até uma escova que vi num anúncio (fui procurar no ebay e comprei a preço de chuva!) e intensifico os canudos quando me apetece mudar.

 
E brinco. Uns dias penteio-me, noutros coloco o condicionador em spray e não faço mais nada. Nalguns uso mousse, noutros a escova. E vou brincando e mimando e confiando que tal como sempre, o que for meu chegará e o que não me for devido se irá.




 A vida é mesmo isto, momentos A, momentos B e uma constante necessidade de adaptação e aceitação. É uma lição que me custa aceitar mas que já aprendi e reconheço mesmo contrariada.



E vocês?

Se quiserem que seja mais especifica ou vos fale sobre algum dos produtos que tirei fotos, digam :)
  

2 comentários:

  1. Normalmente nunca gostamos do nosso cabelo como é, até que depois vamos fazendo algumas asneiras e quando percebemos que estamos a fazer porcaria é pouco tarde de mais.
    Mas ainda bem que aos poucos estas a conseguir recuperar o teu cabelo :D.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. O meu cabelo também fez grandes viagens. Quando era criança ele era castanho muito escuro e muito lisinho. Depois na pré-adolescência clareou e ondulou. Na adolescência tornou-se extremamente encaracolado e volumoso. No final da adolescência, continuou encaracolado, mas perdeu o volume, pois os caracóis deixaram de nascer na raiz para surgirem mais abaixo. Depois tornou-se ondulado, agora é liso com umas pequenas ondulações nas pontas. Antes o meu cabelo era muito seco, agora é extremamente oleoso! Vai entender! Penso que tem a ver com a depressão e com os antidepressivos que tomo ou assim... lol

    ResponderEliminar

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...