sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Antes de Eu Partir de Paul Kalanithi - Saída de Emergência



Chancela: Saída de Emergência
Data 1ª Edição: 22/04/2016
ISBN: 9789896379414
Nº de Páginas: 224
Encadernação: Capa Mole

Sinopse
Aos 36 anos, ao terminar uma década de formação como neurocirurgião, Paul Kalanithi foi diagnosticado com um cancro inoperável no pulmão. Num dia era um médico que dava esperança aos que lutavam pela vida, no seguinte passou a ser um paciente que tentava sobreviver.

Antes de Eu Partir conta-nos a transformação de Kalanithi, que passou de estudante de Medicina em busca do sentido da vida a neurocirurgião respeitado pelos seus pares. Até que, numa estranha ironia de vida, se viu no papel de paciente e pai de um recém-nascido. Ao enfrentar a sua própria mortalidade, não pôde deixar de se interrogar: o que nos faz querer viver? O que fazemos quando a vida é interrompida de forma tão abrupta? O que significa ser pai quando a nossa própria vida está a fugir?


A minha leitura

Paul Kalanithi faleceu enquanto escrevia este livro profundamente comovente, contudo, o seu amor pela literatura e medicina levou-o a partilhar as suas maiores inseguranças e receios. Partiu demasiado cedo, mas não sem antes nos deixar este testemunho pessoal e extraordinário sobre a condição humana.

Começar este review a dizer que este é um dos livros mais bonitos, a nível emocional, que já li nos últimos anos, é pouco.

Poderia ter terminado a leitura em 2 dias ou menos, mas como só tenho 15 minutos no máximo para ler de manhã no corre-corre para ir trabalhar, tive um problema em terminá-lo.
Não foi falta de tempo, vontade ou disponibilidade. Foi vergonha de ser vista em público, que nem uma louca, a chorar baba e ranho. Sim. Sabem aquelas lágrimas grandes e descontroladas?
Foram as que senti assim que passei o prólogo. Já agora, considerei ser uma parte que destoa completamente do resto de energia, ritmo e emoção do livro. Quando voltar a reler este livro, saltá-lo-ei.

Não é um livro deprimente, desolador ou sequer um adeus amargo de alguém. Pelo contrário. Se despontou em mim um poço de emoções, foi pela honra e nobreza de espírito e mente de Paul Kalanithi perante tudo.

Nunca lutou contrariado, da mesma forma que não cedeu perante a notícia da sua fatalidade inerente. Li uma frase que concordo completamente transmitir a mensagem deste livro: “Dar sentido à vida, mesmo quando o tempo é pouco, é o testemunho que fica do livro de Paul Kalanithi”.

Seriam vocês capazes? De no momento final, nos momentos em que vos dizem que não existe fuga ou luta, apenas aceitação e passagem… conseguirão ter a mesma coragem e visão que ele?
Eu não sei. Talvez não. Mas sei que foi o espírito dele e a sua mente que me levaram a ler meio capitulo por dia, de fuga, de óculos escuros e lenços por perto.

Um eterno agradecimento à Saída de Emergência por me permitir conhecer esta obra.

Uma gratidão imensa a Paul e à sua mulher Lucy que cumpriu o seu desejo final e completou o livro que, ao mesmo tempo que nos presenteia a pessoa que Paul se transmorfou no fim da sua viagem eterna, permitiu-nos poder descobri-lo e descobrir um pouco de cada um de nós durante esse processo. E à sua filhota Cady, um enorme respeito pelo pai incrível que teve, ainda que a vida lho tenha roubado tão cedo, ele deixou-lhe este testemunho de puro amor e coragem.

A vida não é uma viagem com demasiados altos e baixos. Há que compreendê-los e tirar o melhor de cada um, sem ceder e sem lutar interminavelmente contra os piores. Coragem, Equilíbrio e Amor, são as palavras que ficaram comigo depois de ler Antes de Eu Partir.

Mais do que recomendadíssimo.

Deixo-vos algumas fotos que encontrei e as quais fazem-me recordar tudo o que li e a emoção retorna…


Antes do véu da doença...


Um momento de pura felicidade para ambos


A lua de mel deles foi na Ilha da Madeira e planeavam voltar para festejar passados 20 anos 


O homem, a mente, o neurocirurgião notável.

E depois, já encobertos pela doença final, mas ainda positivos com o sinal de vitória da Vida, a filha de ambos Cady


Cansado, doente, mas feliz


Memórias que lhe deixou, que nunca poderão ser roubadas


...puro amor...


Nota: ler com lenços por perto!

3 comentários:

  1. Olá Tânia!

    Este livro deve ser qualquer coisa de sublime.
    Deixaste-me com vontade de ler. Muitas vezes os nossos problemas são demasiado corriqueiros quando comparados com dimensão de outros problemas.
    Obrigada pela partilha de opinião acerca deste livro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Um livro muito emocionante e que nos dá força para enfrentarmos os problemas que a vida nos apresenta.

    ResponderEliminar
  3. Muito curiosa com este livro. Depois de ler a tua opinião acho que vou gostar muito.

    ResponderEliminar

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...