terça-feira, 15 de outubro de 2013

Consulta dia 15/10

Bem, a consulta de hoje correu bem.

Apesar do acréscimo de peso, os valores das análises acusam um normal e correcto funcionamento renal. Iupi!! É em alturas destas que parte da minha personalidade bipolar fala comigo mesma (don't ask please...) e diz "tás a ver parva??? tu preocupada com peso e o rim nem se queixa..."

Sim, mas o aumento de peso não me faz bem a auto estima, nem ao físico nem ao psicológico e muito menos ao rim. O que ele quer é paz e líquidos, e para tal, o resto tem que cooperar. Custa-me um pouco aceitar a culpa do aumento de peso porque acho que não ando a fazer asneiras que justifiquem o acréscimo de peso, ao menos que não se mexesse, agora aumentar? Mas também me custa aceitar a facilidade com que posso usar a desculpa dos corticoides (ainda que tenham grave influencia, especialmente porque a dosagem pre e pós operatória - como disse a enfermeira hoje -  foi bastante elevada: 500gr. Para terem noção, eu vim para casa a tomar 20mg, passei para 17.5gr e apartir de hoje estou a tomar 15gr! Sei que nunca os vou deixar de tomar bem como os imunossupresores, enquanto tiver este rim, mas a baixa na dosagem é bom sinal, é o acalmar da dose violenta do inicio e o habituar da resposta correcta do organismo.. acho eu )

Resumindo, a consulta correu bem. Melhor que bem, consegui falar com a dietista (que calhou ser a mesma que já me seguia há 3 anos e meio na clínica onde fazia diálise e com quem me entendo bem e simpatizo bastante, sabe ser correcta, rígida, directa, assertiva e inspira confiança e autoridade) com quem esclareci bastantes duvidas e vim para casa com algumas modificações na dieta alimentar, pois andava a roubar onde não devia (batatas, arroz, massa...) e a comer quantias a mais onde não devida (peixe carne), a falhar/faltar no uso correcto das gorduras (azeite...) e outras coisas pequenas, como por exemplo, preferir o pão aos cereais da manha, por mais magros ou light que sejam.. e dosear a fruta ingerida bem como o leite ou iogurtes líquidos, equilibrando com chá, etc e tal... aumentar a ingestão de leguminosas grãos e tal.. e fazer ás vezes ao jantar umas refeições vegetarianas de sopa e legumes com ovo etc e tal...

Vim satisfeita porque a Dra. dá-me sempre números, quantias, pesos, e isso ajuda-me a criar um habito e rotina. Este método funcionou quando fazia diálise, e há-de funcionar agora também ;)

Os valores de ureia, creatinina baixaram. Glicemia bons valores. Potássio subiu um pouco, ainda terá que subir mais para que deixe de tomar o cloreto de potássio ás refeições principais e a hemoglobina também subiu um pouco o que é bom.

Ah, e tirei hoje os pontos, o que também é algo mto positivo. Custou qb, nada que já não tenha sentido mil vezes pior ao longo destes anos :) e a culpa de ter custado foi maioritariamente minha porque falei com a cirurgiã antes da operação e comentei que gostava que fossem pontos.. OTÁRIA JE!! mas pronto, já saíram.. eram corrediços como disse o enfermeiro quando olhou e "gracejou" o que como lhe disse "oh meu deus.. vocês diz que aiiii ainda por cima são corrediços.... aahahahhaah" e inspirou-me logo uma extrema paz (NOT) mas correu tudo bem, a enfermeira foi calma e já está.

E agora vou fazer uma sopita de nabiças, wish me luck, será a primeira.. espero que corra bem. E ás 23h tomo a ultima dose e xixi cama, que amanha quero acordar cedinho e ir caminhar um pouco antes que a malta humana comece a sair á rua, para ver se faço algum exercício (1h de caminhada, ir e vir até cascais) sem ter que usar a mascara.

Nighty night you all.

PS: Ouvi falar se chá de sene, e como pesquisei na net e li tanto absurdo e testemunhos diferentes, perguntei a enfermeira e a dietista e ambas disseram que sem loucuras, meia chávena uma ou duas vezes por semana, ajuda no sistema digestivo final (perceberam?? :p ) e não faz mal. Por isso hoje mandei vir do Jumbo e já bebi a primeira chávena. Se correr mal depois aviso ;) ah e o sabor, enquanto chá, não é mau de todo. Comprei as folhas, tenho que ver se compro ou arranjo um daqueles coisinhos para fazer chás de ervas mesmo sem saquinhos..

PS2: ah, e quando cheguei a casa ainda recebi nos ctt um miminho da Nestlé que amo de coração.


Por falar nisso, não sabem onde posso achar um daqueles coisinhos para fazer o tal chá de borla ou oferta né? Doesn’t hurt to ask ;)

2 comentários:

  1. Olá Tânia deixo o meu blog com muitas receitas vegetarianas que me ajudaram a perder 10 kg, desde o inicio do ano. beijos
    http://acozinhadakatyg.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Katy :) não posso tornar-me totalmente veg mas gosto bastante de inovar e adaptar e sem duvida irei visita-la :)

    ResponderEliminar

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...