sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Para pensar e sentir, sobre quem está longe querendo estar perto...

Começo por dizer que não sou emigrante, nunca sai de Portugal por enquanto e não me posso considerar filha de emigrantes apesar de o meu pai ter nascido em Angola mas ter vindo para Portugal em criança e mesmo isso, é português. Sou sim sobrinha e prima de emigrantes em França. Dito isto...

Não posso dizer que sei ou compreendo, porque por mais que se diga sempre que entendemos ou compreendemos, nunca podemos estar a ser 100% honestos até passar-mos por isso. Sempre vi os meus tios e primos a virem nas férias até Portugal e vi-os voltarem para casa um mês depois e apesar de sentir saudades e ficar triste com a despedida, sabia que no ano seguinte, os iria ver novamente.

Quando eu era criança ainda não havia cá as nets e faces e o caraças... eu e a minha prima trocávamos cartas e ainda assim, havia sempre a sensação de que no verão seguinte, eles cá estariam de volta. Inclusive era na altura dos meus anos e por isso era quase uma associação automática, fim da escola, aniversario e primos tios de França a chegarem. Para mim sempre foi normal e nunca pensei muito sobre o assunto.

Mas hoje é diferente. Diferente porque já não sou uma criança e sim uma mulher adulta que vive num pais onde infelizmente a alternativa, a única, para muitos amigos e conhecidos, tem sido emigrar. Alguns teem no sangue o espírito nómada que lhes permite desapegarem-se desta terra e adaptarem-se a uma vida sem raízes fixas. Outros por revolta ou até preferência numa vida numa sociedade ou povo diferente. E depois há os outros.. que tal como eu sabem que isto esta mal, que isto não vai melhorar em breve ou secalhar em longo tempo.. mas que Portugal ainda é Portugal, e o nosso povo, o nosso cheiro, o nosso som, o nosso céu.. a nossa terra é ainda esta e doí estar longe.

Como disse, não sei nem vou andar aqui com cinismo em dizer que consigo entender, porque só posso imaginar, mas sei e posso dizer que sinto a sua tristeza e saudade porque é a minha. Já e tão difícil tomar a decisão e fazer o salto, quanto mais aguentar uma realidade num local onde por mais que nos esforcemos, não é casa. Não é onde nos sentimos bem, onde conseguimos expirar ao fim do dia e apesar de tudo estar mal, sentirmo-nos em paz connosco e com o ambiente que nos rodeia.

O meu coração aperta-se por quem passa por isto e ainda mais apertado fica quando é alguém que mora nele. Os meus amigos, a minha família, as pessoas que são parte de mim intrinsecamente, pertencem e vivem eternamente no meu coração e é por eles que sinto. Sinto porque por mais que possa querer dizer, nada do que diga vai mudar esse sentimento.

Podia falar e escrever até me doerem os dedos e a voz, e nada iria mudar. Mas se o facto de continuar a escrever e a falar conseguir no mínimo fazer um viajante eternamente português sentir-se menos sozinho, menos longe de casa, ficarei aqui a escrever e a falar até que esta crise mude e possam voltar para casa.


sim, porque seja o sitio onde estejam, seja o idioma que oiçam, o ar que respirem, o céu que olhem... este cantinho á beira mar plantado, esta terra sofrida de um povo indignado e infelizmente um pouco passivo e muitas vezes tapado.. ainda é Portugal, e nós, estejamos onde estivermos, ainda somos e seremos sempre Portugueses, parte de um povo que já fez muito por este mundo, com uma História passada infelizmente mais rica do que a presente, e capaz ainda de muito no futuro que possa vir.

Por isso, sempre que te sentires, ou se sentirem desterrados e com saudades de casa, pensem que a bem ou a mal, eu estarei aqui a escrever e a falar, nem que seja para que possam sentir-se um pouco menos saudosos e um pouco mais reconfortados.

A vossa casa ainda é Portugal, prometo.

PS: não sei porquê mas acabei este tópico com lágrimas nos olhos, talvez porque sinto mesmo a solidão que é estar longe.. Se o que escrevi parecer desmontado de lógica, é porque foi escrito com o coração e não com a mente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...