quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Um Anjo da Guarda de James Patterson - Topseller

Editora: Topseller
ISBN: 9789898626905
1ª EDIÇÃO: Novembro de 2014
EDIÇÃO ATUAL: 1ª
PÁGINAS: 304
APRESENTAÇÃO: Capa mole

Sinopse
Será o nosso coração capaz de amar para além do mundo real?

Michael era o amigo imaginário de Jane, que a acompanhava, guiava e protegia quando ela, ainda criança, se sentia sozinha. Apesar de a mãe ser uma bem-sucedida produtora da Broadway e do ambiente glamoroso que a rodeava, Jane não era uma menina feliz. Michael e Jane eram os melhores amigos mas, quando ela fez 9 anos, o seu amigo imaginário teve de partir.

Vinte e três anos mais tarde, Jane é uma dramaturga de sucesso, trabalha na produtora da mãe e tem um namorado atraente e encantador. No entanto, ela continua infeliz e sem conseguir esquecer Michael. Até que, inesperadamente, volta a vê-lo. Teria Michael afinal sido sempre real?

Uma história de amor mágica e comovente, com uma reviravolta emocionante, que nos faz acreditar no poder do amor verdadeiro.

A minha leitura

Sei que vai parecer sacrilégio para os fãs de Patterson mas este foi o primeiro livro que leio deste autor imensamente creditado e com um longo currículo de bons livros.

Não sei bem o porquê de ser o primeiro, mas fico feliz por ter sido Um Anjo da Guarda a apresentar-me ao estilo de escrita e voz literária de James Patterson. Gostei muito da forma simples e fluída com que nos demonstra as suas personagens, sem encher espaços com conteúdo vazio que, na realidade, nem recordamos quando revivemos o livro.


Em Um Anjo da Guarda, temos a historia de uma filha de Hollywood. Mais uma criança que cresce por si só, sendo incapaz de ser tão valorizada como a fama e carreira da sua mãe distante e altiva (antiga actriz e actual produtora de filmes e peças de teatro famosa). Jane poderia ter-se tornado numa criança apagada e infeliz, mas teve a companhia permanente de Michael, o seu melhor amigo… imaginário. E foi essa relação, esse amor puro entre dois amigos, que a ajudou a crescer e desenvolver como uma criança feliz e emocionalmente bem formada… até que no seu aniversário de 9 anos, o seu mundo desmorona. Os amigos imaginários deixam as suas crianças quando as mesmas fazem 9 anos. Pessoalmente nem percebi muito bem o porquê de ser aos 9 anos, mas vamos aceitar obviamente.

Jane sobrevive, mas cresce sem esquecer Michael, ao contrário do que seria o normal. Transforma-se numa jovem empreendedora, profissional e inclusivamente com um namorado. Nunca esqueceu Michael, mas aprendeu a viver apenas com a sua memória. E Michael? Seguiu a sua existência de amigo imaginário de mais crianças, mas também sem nunca se esquecer da sua Jane e dos seus sundaes nas tardes de Domingo.

A historia podia terminar por aqui. Ela famosa, dramaturga de sucesso a trabalhar na empresa da sua mãe, com um namorado e um futuro em desenvolvimento… mas, cruzam-se. Jane e Michael. E agora? Terá sido tudo imaginação ou é o amor capaz de desejos irreais tornarem-se reais?

É uma história de amor. Nada de cansativa, pelo contrário, achei a escrita de Patterson bastante leve e contagiante. Parafraseando o que li de um grande fã deste escritor - “Já sei de antemão que quando pegar num livro dele para ler, será de leitura compulsiva, isto porque a maneira como ele escreve assim o permite.” - concordo e espero voltar a experienciá-lo a noutro livro dele.

Muitíssimo recomendado. Inclusivamente acho que é um livro delicioso para se ler nesta altura de frio. Recomendo juntamente com uma caneca de leite com chocolate e umas fatias douradas com canela, claro está!


Nota: Existe um filme que sinceramente, depois de ter visto o trailler, acho que é mais um daqueles filmes que considerou o livro na criação do filme, mas que não é um filme sobre o livro! Muitas coisas são diferentes. A que mais me irritou honestamente foi que o Michael que era amigo de infância da Jane surge como uma criança no filme, e no livro, é um homem adulto. A sua idade não muda durante o livro. Isto para mim faz muita diferença. Fica apenas o alerta.

Parabéns Topseller, excelente escolha e trabalho feito na edição! 
    

3 comentários:

  1. Adorava ler este livro...

    ResponderEliminar
  2. Ainda não li nenhum livro deste autor (uma enorme falha minha). Tenho lido sempre boas críticas aos seus livros e, portanto, vou ter mesmo que ler as suas obras.

    ResponderEliminar
  3. Estava sem ideias de prenda para a minha cunhada mas depois de ler a tua opinião já sei o que lhe vou oferecer.

    ResponderEliminar

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...