sexta-feira, 11 de julho de 2014

Bolo de Cenoura (sem gordura) com Cobertura de Chocolate (opcional)

Como vos tinha dito, fiz um Bolo de Cenoura (ao qual depois acrescentei cobertura de chocolate mas é opcional) o qual muito me surpreendeu pois a receita original (a qual modifiquei pois achei que levava muito açúcar e pouca farinha e ovos) não continha azeite, óleo ou manteiga. E fica com uma textura húmida deliciosa.

Tirei bastantes fotos para que entendam bem como é fácil de fazer, mas vou deixar a lista dos ingredientes:

  • 500gr de cenoura que irá ser cozida e triturada em puré
  • 220gr de açúcar (a receita dizia 320 mas eu achei um exagero até pq a cenoura já é um legume doce)
  • 270gr de farinha (a receita dizia 250 mas eu achei pouco para o açúcar que era e acabei por deixar mais farinha que açúcar e ficou óptimo)
  • 1 colher de sobremesa rasa de fermento
  • 4 ovos (a receita dizia 3 mas eu para não ficar um bolo pequeno, coloquei 4 tamanho M)
  • 100ml/150ml de leite (a receita não mencionava mas eu achei enquanto batia a cenoura e os ovos que precisava de algum liquido, e usei tanto leite magro como meio gordo e ficou óptimo)

E só. Acham que não vai funcionar não é? Enganam-se!

Descasquei e cozi as cenouras, o que houve variação no peso como é normal e podem ver nas fotos.



 

Preparei os ingredientes secos : açúcar, farinha e fermento. Misturei bem e reservei.





Escorri cenoura e juntei aos ovos e ao leite num liquidificador. A meio do processo achei que precisava um pouco mais de liquido e juntei a olho, dai ter dito 100ml/150ml de inicio. Acho que depende da quantia e qualidade da cenoura.





Juntei aos ingredientes secos o creme de cenoura misturado com os ingredientes líquidos e misturei tudo com as varas.


Usei uma forma nova de bolo, a qual solta de lado e tem fundo. Coloco sempre uma folha de papel vegetal na parte de baixo e neste caso não coloquei de lado pois o aro nesta forma sai bem e não achei necessário.






Foi ao forno a 180º graus e fui verificando com o palito, o que aqui engana muito pois o bolo fica com uma textura húmida. O teste final é com a mão (dentro da luva claro) tocarem no bolo em cima e sentirem quando estiver cozido (quando já não abater ou parecer mole). No meu forno levou uns 20 minutos ou nem tanto.


Já usei esta receita em queques e ficou bom.


A cobertura não é exigida, mas fiz uma que faço sempre facilmente e rápida. Claro que podem optar por não fazer ou mudar para uma á vossa escolha.

Cobertura de chocolate:
  • 200ml de leite magro
  • 6 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de margarina

Coloquei o leite ao lume, juntem o cacau em pó e mexam bem com as varas por exemplo. Juntem a noz de margarina e deixem ferver. Sempre a mexer. Vão notar uma mudança na textura, se não notarem é porque ou colocaram muito leite ou pouco cacau. Deixem arrefecer ao ar livre e quando estiver quase frio, podem colocar no frigorífico tapado com película anti-aderente. Fica com uma textura melhor se o fizer de véspera a ser usado.


Espero que gostem.

PS: No que levei para os meus colegas de diálise, para enfeitar e disfarçar pequenas imperfeições, coloquei bolacha Maria moída por cima e um pouco de cacau em pó. Ficou giro e com um aroma a salame de chocolate que enganava quem cheirava o bolo antes de o partir ;)

  

5 comentários:

  1. Adorei sua receita... fiquei com agua na boca! Sera que a gente poderia colocar na cobertura chocolate light ou aqueles chocolates 70% cacau? ficaria até mais magro esse bolo né?
    adorei seu blog, to seguindo ele agoraa!! beijooos

    http://balacaramelo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Oi Jesss, obrigada :) e olhe que é mesmo delicioso! Hei-de fazer de novo mas sem cobertura para verem como fica laranja douradinho :) e a cobertura foi mesmo para enfeitar, porque ele fica tão humido e delicioso que nem precisa de cobertura :)

    Mas sim, acho que se juntar chocolate light ou mesmo cacau puro, ou variar na cobertura com imagine frutos secos torrados com açucar e canela, depois triturados em pó.. ficaria sempre delicioso :) Se fizer, me diga para eu cuscar :)

    E adorei conhecer o seu blog :) Hei-de voltar mais vezes :) bjo

    ResponderEliminar
  3. Tenho de experimentar esta receita!

    ResponderEliminar
  4. humm deve ser delicioso :)

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha deve ser uma delicia e que boa ideia pôr bocadinhos de bolacha.

    ResponderEliminar

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...