segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O que é insuficiência renal crônica?

Retirado de: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=celulas-tronco-revertem-insuficiencia-renal-cronica&id=3796

Várias doenças podem causar a insuficiência renal crônica, sendo a diabetes a principal causa. Pressão alta, rins policísticos, as nefrites, a pielonefrite também são causadoras do mal. "Há uma perda muito grande da qualidade de vida do paciente. Eles precisam fazer diálise três vezes por semana, em um procedimento que dura cerca de quatro horas", comenta a pesquisadora.

De acordo com Lúcia Andrade, em 2007, somente no Brasil, 73.605 pacientes estavam em programas de diálise (a maioria hemodiálise). Na região Sudeste, 18 mil pacientes estão em fila de espera para transplante renal. A taxa de mortalidade para pacientes em diálise é de 15%. "Nossa pesquisa é de extrema importância, pois é um grande avanço no estudo para tratamentos da doença renal", aponta.

Desculpem se não tenho escrito, mas não tenho simplesmente vontade. Nem sei se teria algo para dizer.

2 comentários:

  1. Carlos12:38

    Olá de novo, Tania. Fico contente de ver que colocaste uma nova mensagem desde a última em Setembro. Admito que estava preocupado por não ver "actividade" no blog.

    Não recebi nenhuma resposta ao e-mail que te enviei... mas espero que ainda o faças, um dia, quando te sentires melhor para isso.

    Eu tambem vivo em Cascais, por acaso... talvez até te possa visitar um dia, se quiseres.

    De qualquer forma, e achando que aprecias astrologia, já consultaste alguém sobre isso? Talvez possam fazer uma previsão de quando é que todo esse pesadelo termina, ou pelo menos melhora.

    É só uma ideia. De qualquer forma, voltei aqui para saber de ti e ainda bem que estás activa. Espero continuar a ver isso. Não te preocupes com a "qualidade" do que escreves... penso que falo por muita gente quando digo que queremos é "ver-te".

    Beijos e fica bem. As melhoras e até breve.

    ResponderEliminar
  2. Vou começar a pesquisar mais sobre o assunto.

    ResponderEliminar

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...