sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A minha Opinião sobre o conceito moderno de Trocar/Belivar



Admito.
Aderi ao momento Belive.

Admito. 
Tornei-me uma daquelas q só n troca o q gosta e usa.

Tinha (e ainda tenho) dezenas de coisas que, ou porque foram boas compras mas desnecessárias, ou porque foram acumulando e não teem uso, dezenas de coisas a ocuparem espaço, ganharem pó e egoistamente a existirem cá em casa sem utilidade.

Mais de metade já pensei em deitar fora, mas custa-me. Custa-me porque se tudo teve um preço para cá vir parar, para mim é como pegar numa moeda de 2€ ou uma nota e deita-la pela janela fora. Não o faço, desculpem lá…

Por isso troco e tenho feito excelentes trocas. Deliciosas mesmo. E ainda que não esteja a fazer trocas , graças aos céus, como muitas, para subsistir por bens mesmo necessários e essenciais, faço-os por coisas que quereria ter e que para as adquirir um dia, iria gastar. Ora se trocar, considero que já estou a poupar.

Até agora o que descobri.. que há sempre um espertalhão que acha que a merda deles cheira é melhor que a nossa. Há quem tente sempre fazer o acordo o mais gordo para o seu lado, ao contrario da atitude que para mim é a única correcta num acordo que é uma posição justa e equilibrada para ambos os lados.


Observem algumas fotos de algumas trocas que fiz, não são todas, mas algumas (sim, eu escolho maioritariamente livros eu sei... mas é dinheiro q n gasto né? mesmo em feiras dos livros gastaria... e são como podem ver livros em mto bom estado e q eu gosto ;) as quais coloquei foto no face e instagram:



Nice hein? ;)

Em troca dei livros, cremes, tennis, telemoveis, brincos, aneis, capsulas...
Tudo coisas que, ou não usava há imensos anoooossss, novos ou selados, em bom estado e que um dia iriam parar ao bolso de algum malandro que os fosse tirar do lixo.



Há neste universo pessoas incrivelmente generosas e educadas, simpáticas e as quais é um prazer continuar a conhecer. E depois há as que não valem um chavo. O bom das trocas é que trocamos o que queremos e com quem queremos, por isso um pouco como a opção de ignorar ou bloquear, podemos despachar quem se acha a ares de divindade grega.

Até ao momento e por ter o feitio que tenho, fiz sempre trocas impecáveis e o feedback que tenho recebido tem ele sido sempre positivo. 

Considero algumas regras pessoais: (em parte algumas fomentadas por dicas dadas pela Cristina (Pt Descontos) que foi quem me falou do site troca-se)

- deixar bem claro as condições de troca
- disponibilizar itens de vários escalões de valor ou importância
- uma troca é uma troca e não uma venda, se a qualquer momento me vierem cá com “ah e tal custou isto” perdem 80% da minha atenção
- pesquisar sempre o historial ou anteriores feedbacks das pessoas com quem fazemos negociações, isso porque sabendo o que fizeram aos outros, podemos antecipar o que nos poderão fazer a nós
- disponibilizar as fotos mais detalhadas e admitir possíveis falhas, bem como fazer todas as perguntas necessárias e pedir as fotos necessárias para confirmar as condições dos artigos (antes confirmar do que depois queixar)
- trocas em mão, não vão sozinhos. E se forem (eu já fui) encontrem-se em sítios públicos sempre.
- eu pessoalmente só coloco produtos utilizáveis como cremes, alimentos tipo saquetas de tempero ou qq tipo de produto que seja utilizado e gasto, sendo novos, selados. Não há cá nada usado que não seja de alguma forma perecível ou com data de validade. E esta regra aplica-se igualmente ao que aceito em troca quando troco por esses artigos.
- sapatos já troquei, mas por novos ou semi novos. Quem trocar por usados, que se lembre que o usado É USADO. E trocas de roupa… eu n gosto porque não é algo que se possa trocar, usar, não gostar e devolver. Respeitem que quem enviou já recebeu a sua parte, por isso não pensem que podem devolver e receber e volta. Dai q aconselhe que todas as perguntas e fotos esclarecedoras sejam pedidas e feitas antes

E… acho que é tudo.
E por hoje a minha dica foi esta meus caros, trocar é belivar numa realidade diferente.

Deixo-vos links para que se divirtam a ler J
http://troca-se.pt
      

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...