domingo, 12 de janeiro de 2014

Na Cozinha este Fim de Semana

E como durante a semana não sobra tempo para nada, e esta semana que ve é ainda por cima a semana que tenho consulta Pós-Transplante em St. Cruz, decidi adiantar algumas refeições.

Ora, primeiro....

Faut Bacalhau á Brás com Natas


- uma embalagem de bacalhau ou Paloco (dai o faut) salgado que devem deixar de molho em várias águas até perder o sabor intenso a sal
- uma embalagem de batata palha palha
- 4 ovos (3+1)
- 1 pacote de natas light
- nós moscada
- salsa picada
- 1 cebola picada + 2 dentes de alho picados
- azeite

Fica pronto em menos de 30 minutos. Costumo dizer ao Tó que é mais rápido que bife com batata frita. Suldouro

Colocar a cebola e alho picados em azeite até ganharem cor. Juntar o bacalhau ou paloco já demolhado e escorrido e deixar lourar e encorporar com a cebola azeite e alho. Eu vou "pisando" com a colher de pau para ficar tudo bem macio e sem pedaços mto grandes.

Juntar as batatas palha palha, ou se preferirem e tiverem paciência, batata frita normal. Eu com as palha palha não uso sal, mas com as outras podem precisar. Juntem a salsa picada e mexam. Eu tenho sempre salsa picada congelada para estas situações. Compro fresca e congelo logo.

Mexer tudo mto bem, e juntar 3 ovos batidos com o pacote de natas e a nós moscada.
Mexer até estar tudo bem mexidinho lol e colocar num tabuleiro de ir ao forno. Colocar por cima o ovo que sobrou batido, e espalhar até cobrir tudo. Povilhar com pão ralado e levar ao forno até ganhar cor.



Dicas:
Podem deixar a salsa de fora se n gostarem.
Podem trocar o ovo e pão ralado no final por queijo ralado se preferirem.
Podem colocar azeitonas em cima também.
Inventem e digam-me, melhor, mostrem-me como ficou :)


**************


Snack para a semana:

Scones Integrais de Canela e Muesly

Voltei a fazer os meus Scones integrais de canela e aveia com umas ligeiras alterações, adicionei a mistura de Cereais Crunchy Muesli do Pingo Doce (que estão em promoção até terça que vem), e a Mistura Cereal Mix da Salutem, coloquei bastante canela Suldouro e dobrei a receita para darem para mimar mais gente :).

antes de ir ao forno...


depois de vir do forno


Prontinhos a seguir viagem, uns ficam e outros vão ;)



**************


E estou a fazer uma sopita de Creme de Cenoura:

- 2 batatas médias ou pequenas
- 2 cebolas
- 4 dentes de alho
- 4 cenouras grandes ou 5 pequenas
- sal e azeite

Isto é daquelas sopas que faz sempre bem ter em casa já feitas. Há quem congele, eu faço o suficiente para também não durar mto. Podem variar os ingredientes ao gosto de cada um. Descascar e cozer tudo, passar com a varinha mágica e bon apetit!

Dica:
Costumo, se for fazer uma refeição (normalmente a da noite) só de sopa, juntar uma ou duas colheres de sopa de feijão frade, grão ou feijão verde já cozido. Ganha mais substancia e são só nutrientes.


**************


E por hoje será isso.
Que já chove, o dia começa a ficar escuro e não tem piada nenhuma.

Querem ver?
Vejam o video que fiz á pouco e coloquei na página do face: 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...