sábado, 31 de maio de 2014

A minha visão enquanto transplantada renal

No outro dia andei a visitar certos posts que fiz assim que fiquei doente e fixei especialmente o primeiro, escrito ainda no hospital, 8 dias depois de diagnosticada.

A minha vida como uma doente renal crónica


8 dias depois de ter sobrevivido e ainda a tentar entender, colocar tudo em ordem e perceber como seria a minha vida de agora em diante. Parece que foi outra pessoa a escrever aquilo. Tanto porque a realidade foi dura e diferente, como os sentimentos e formas de reagir daquela Tania são bastante distantes desta que vos escreve agora.

Cresci, aprendi, perdi, recuperei, sofri, evolui. Mantive-me como consegui. Sobrevivi. Durante muitos anos foi isso que fiz, sobrevivi dia a dia, as diálises, cada barreira e cada novo problema ou obstáculo. Mesmo com medo, sempre em frente. Porque nunca considerei a hipótese de parar ou desistir, por mais triste, irritada, frustrada, cansada, desiludida… mantive-me sempre em movimento. Andar na ânsia de ultrapassar as dificuldades, de percorrer a pior parte do percurso e quem sabe, sair ilesa e mais forte do outro lado de lá. Não aceitei nem aceito que a depressão alguma vez me consuma ou que as dificuldades se tornem num manto.
E aqui estou. A fazer quase 9 meses de algo que considerei um dia impossível de acontecer : o transplante.

Não me arrependo de nada a não ser de não ter tido mais cuidado antes. Ainda penso que quem sabe poderia nunca aqui ter chegado. Mas depois a pessoa que sou hoje pensa “e quem seria? Que outras dificuldades poderiam ter surgido? Trocar um problema pensando que nenhum outro surgiria?” A vida é feita de dificuldades que, ou enfrentamos e lidamos com o espírito e mente claro e pronto a ultrapassar ou resolver, ou desistimos á partida e assumimos a derrota e o sofrimento como a única existência possível.

Tive uma vida de treta.. muito nunca aqui escrevi e quem sabe nunca o escreva. A minha doença foi mais um obstáculo, um maior e mais palpável pois se tornou cruelmente parte de mim para sempre e vive e existe recordando-me disso (mesmo após o transplante), mas não foi mais do que um pedaço da minha lista de dificuldades. E não quero com isso dizer que sou uma coitadinha e pedir cá pena ou atenção por isso. Nem de longe nem de perto.


A minha vida fez-me quem sou e eu gosto de quem sou. Tenho defeitos, tenho qualidades, sou imperfeita como todos. Ao longo de tudo espero poder dizer que aprendi sempre. Sempre retirei uma lição de forma a não repetir o mesmo percurso ou erro duas vezes. Por isso, valorizo os momentos maus pois é apartir deles que moldo a minha fibra e dou o valor real aos momentos bons.  

Por isso, aquela pessoa assustada, magoada e triste .. sou e serei sempre eu. E essa pessoa aprendeu e pegou nas dificuldades e nos sofrimentos e ao invés de se deixar despedaçar por eles, aprendi o que consegui e … e aqui estou. E daqui quem sabe para onde o futuro me levará. Porque aconteça o que acontecer, eu gosto de viver. Venha o que vier, eu gosto de aqui estar e poder ou decidir fazer tudo o que um ser vivo é capaz.

Não tenho crenças, fé ou credos. Não sei se há outra vida, outras realidades, outros tempos, outros mundos… mas sei que enquanto estiver nesta, quero cá estar e aproveitar ao máximo.


Por isso posso dizer que de doente renal em hemodiálise, escolho ser transplanta renal e não doente renal transplantada. Ciente de que esta doença nunca desaparecerá, que serei sempre doente renal crónica, que o transplante pode não ser eterno, que os cuidados a ter são ainda mais importantes e que o futuro nem nas estrelas esta escrito.. eu escolho o que sou e como deixo que isso me afecte.

E hoje, fazendo sol ou chovendo, por mais raiva e inveja que isso deixe em quem me deseja mal ou odeia á distancia, vou vivendo cada dia, aproveitando os bons momentos, aprendendo com os maus e no meio das minhas escolhas:  vou sendo feliz.

Quando posso, como posso e com quem posso e amo.
E isso, nem doença nem nada mudará.


Nota para ti que me lês:

Por favor, sei que muitos não vêem a vida desta forma e sofrem outra forma ou sentem de outra forma as coisas e não quero julgar ou dar opinião.. queria sim que tentassem não deixar que o pior que vos aconteça vos marque, aprendam e valorizem sempre os pequenos ou grandes momentos positivos. Se o mau existe, é porque o bom também lá está.


Tenho pena que não partilhem publicamente o que sentem, porque acredito que se o fizessem, talvez não vos ficasse tão marcado internamente. Muitas vezes o que guardamos causa mais mal do que bem, e falando por mim, partilhar e saber que há do lado de lá alguém que passa o mesmo ou alguém a quem aquilo que digo ajuda de alguma forma… ajuda-me. É por exemplo uma das coisas positivas que valorizo. Tu, ai calado a ler, quem sabe a sofrer, triste, com medo ou duvidas, valorizo-te e se puder ajudar a que esse sofrimento seja menor, obrigada : )

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Gosto : Compeed atrás do Youzz.net

Ora viva, hoje venho-vos mostrar o que recebe da campanha COMPEED® através dos Youzz.net


 Gostei bastante. Como sabem ando muito, imenso até! E os sapatos, sejam eles novos ou não, acabam sempre por me causar bolhas no calcanhar. E os chinelos inclusive até entre o dedo grande e o seguinte pequenito. Por isso experimentei e já entreguei a alguns amigos e familiares… e faço questão de entregar a mais porque gostei mesmo muito. Não enviaram vales desta vez, mas enviaram algumas amostras. Admito que não sei bem se o stick funciona pois ainda só usei duas vezes e apesar de ter ficado com o pé dorido onde o sapato exerce esforço na pele, mas não fez bolha..




Presença assídua na minha mala!

A única coisa que posso apontar é que se suarmos, eles descolam-se um pouco. De resto, adorei a sensação do penso e o seu aspecto que ainda que seja grande, passa desapercebido.


Já experimentaram?

Recomendo!


Venham conhecer os Youzz.net e adiram :)

terça-feira, 27 de maio de 2014

17ª Consulta

A consulta correu bem.

As dores e a perda de sangue que ocorreu sem motivo há alguns dias e que, ainda que não tenha stressado, me preocuparam, a enfermeira explicou que poderá ter sido uma ovulação ocasional e que as próprias dores (nível 2 em 10 e na zona onde tive os drenos) podem ser causadas pela mudança do tempo. E sim, pensando bem, lembro-me de ter já ouvido ou lido alguém comentar que depois do transplante sente as mudanças do tempo. É esquisito, eu com 30 anos e sentir mudanças de tempo.. mas já me habituei a ter que me adaptar ás mudanças que surgem sem que eu espere ou me aperceba delas.

Falei com a enfermeira e a doutora sobre tomar acido fólico e complexo de vitamina B. Falei pois ainda tinha alguns do tempo em que tomava na clínica de diálise e fiquei na duvida se tomava ou entregava na farmácia e elas disseram que posso tomar e ate faz bem pois não deixam de ser vitaminas, por isso comecei  a tomar ao pequeno-almoço e já noto nas unhas e cabelo (especialmente este ultimo que andava a sofrer imenso desde que comecei a tomar o antiviral antes do natal..) sinais de melhoria. Espero que se manifestem mais e continuamente.

Ah, e a melhor das notícias: deixei de tomar o antiviral!!! Já passaram os 5 meses necessários sem complicações nas análises (ao surgirem ou não células que necessitem que tome o antiviral) e como tal, estou livre dele!!! Happy days!!!

Na dietista, a balança sorriu ligeiramente. O que me soube a pouco porque foi muito ligeiro e na última semana acho que andei, pelo menos aquela parte que cronometrei com o endomondo, uns 50km no mínimo. E tenho comido saladas verdes e bastantes legumes.. porque gosto e porque procuro um hábito alimentar mais saudável e duradoiro para mim e para o rim. A ver vamos se na próxima consulta fico mais contente :)

Tenho ainda que mencionar um encontro feliz, tal como o é sempre que encontro alguém que conheço por aqui e não em carne e osso :) Encontrei, ou melhor, fui encontrada pelo Pedro que é um moçoilo que está em vésperas de fazer o seu transplante com o seu pai que lhe vai doar o rim e assim livrá-lo de experienciar a diálise, graças aos céus!

Achei piada ele reconhecer-me, e começo a habituar-me a que me reconheçam e honestamente, não me incomoda e sempre ajuda a animar e passar o dia da consulta mais celeremente.

Tive ainda uma conversa muito interessante, em parte originada por culpa do Pedro, com a doutora e uma segunda doutora. Isto porque a enfermeira mencionou na sala que o Pedro lhe tinha falado de ter conversado comigo na net e etc e tal e dai veio uma conversa sobre uma ideia (que concordo) de existir de alguma forma um núcleo de partilha de experiências e ideias e um momento em que nós, enquanto doentes renais ou transplantados renais, possamos sentir que não estamos só nesta caminhada e que existe alguém algures que vive e compreende aquilo que sentimos e vivemos. Acreditem que, por mais atenciosos, claros e simpáticos que sejam os profissionais que nos seguem (E SÃO!!!), nada consegue equiparar-se a ouvirmos a experiência de outra pessoa com a mesma doença. 

Claro que há um limite entre partilhar e forçar a pessoa a seguir o que dizemos. Já vivi as duas situações e pessoalmente, a mim não me obrigam a seguir ou acreditar que o meu caso será assim ou assado, apenas porque aconteceu com alguém. Ninguém me coloca medos ou minhocas na cabeça (as que cá andam são já minhas :p) e faço por informar-me com vários especialistas e profissionais sobre as duvidas ou questões que tenho e me surgem, mesmo para afastar eu mesma os receios infundados. O desconhecido e a ignorância quanto ao nosso estado é o que massacra. Isto porque, acima de tudo, temos a mesma doença, mas sendo pessoas diferentes, teremos reacções similares ou totalmente diferentes. Mas apoio, sempre!, a partilha de experiências e inclusive sentimentos.

Se não o fizesse, não teria continuado a registar tudo, quando muitas vezes nem me apetece muito, mas sinto que quem sabe, alguém algures irá um dia sentir-se assim e ao ler-me, por pior que eu me expresse ás vezes, vai entender que não é um ET nem esta sozinho :) eu estou aqui “companheiro ET” ;) e somos muitos mais do que parecemos...

A única coisa que me deixou triste nesta consulta foi os valores de creatinina…. Isto porque mais uma vez queria que baixassem e não foi o que aconteceu. Mas a doutora diz que não é nada de mais e que já estiveram mais alto e que a medicação pode as vezes afectar e que estavam bons..
  • Há 2 meses atrás: 1.06
  • No mês passado: 1.12
  • Hoje: 1.24


E pronto.. nas análises nada de mais… hemoglobina boa normal, glicemia em jejum esta sempre muito baixa, mas acho que isso já é de mim, estava a 64.. ureia dentro do mesmo valor, no limite de bom.. potássio fósforo e cálcio, bons normais.

E pronto.. próxima consulta 3 de Julho!!
Sim, 1 mês e 1 semana, iupi! :)

No meio de tanto stress e cansaço da minha vida profissional que se despedaçou… ainda bem que a minha vida se mantém estável e forte onde mais preciso, dentro de mim :)

Ah, e ainda me entreti durante a espera entre consultas com o meu novo vicio que ainda não vos contei mas deixo aqui a foto ;)


E agora, será que isto foi útil para alguém ao ler-me? Espero honestamente que sim :)
  

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Testemunho & Opinião: Gama Solei SP Corpo e Rosto da Boots

Ainda que nos últimos dias tenha chovido, a realidade é que o verão está á porta e inclusive já tivemos uns belos dias a dar ares de verão e calor praia gelados e tudo aquilo a que temos direito.

Como tal, acho bem que se preparem para o sol. Especialmente quem como eu deve manter a pele protegida e ainda assim ganhar alguma cor e deixar aquele tom pálido de inverno para trás

Como as enfermeiras no núcleo de transplante são bem insistentes no factor e protecção diária etc e tal.. resolvi aliar-me a um amigo que não desilude : Boots! E só posso dizer que tal como não desilude, continua a surpreender sempre pela positiva.


Venho-vos falar da gama Solei da Boots Laboratories.

Primeiro falo-vos do Spray Solar Solei SP factor 15



O facto de ter um doseador spray é bastante pratico e perfeito para uma ida a praia. Duas borrifadelas e presto!



Protege contra os UVA e UVB, ao mesmo tempo que hidrata e deixa a pele suave e macia, protegendo contra o envelhecimento prematuro da pele. Tem uma textura suave e é resistente á agua, o que o tornará no meu melhor amigo este verão. Admito que irei possivelmente acabar por comprar numa versão com factor superior, pois preciso da protecção adicional contra o sol, quer queira quer não.


Há que referir que toda a gama Solei é pensada em tanto graúdos como pequenos, tanto em spray-lovers como os que preferem um creme mais sedoso para esfregar e absorver com mais calma.



Contem uma formula hipoalérgica o que é óptimo para usar nos mais pequenos ou em quem tenha alergias ou pele sensível. Ah, e esta gama solar não tem perfume, tem apenas aquele aroma a creme, o que é uma mais valia para quem enjoa ou não gosta de sentir que o seu aroma é a protector solar.

E agora falo-vos de um companheiro meu, que já tem lugar na minha mala e que amei!

Creme Rosto Solar Solei SP factor 50


  

O que mais adoro é que é desenhado para a protecção da pele do rosto. Tem um aroma delicioso, é extremamente suave e ficamos com a sensação de que recebemos uma valente dose de hidratação, sendo que tem uma formula que protege contra as queimaduras solares e ajuda a prevenir os efeitos nocivos provocados pelo sol como o envelhecimento prematuro da pele e o aparecimento de manchas cutâneas. 




Adorei, fiquei cm o rosto macio e brilhante, sem sentir que tinha a cara com um creme aplicado. É muito suave e o facto do factor que recebi ser 50 é a cereja sobre o bolo! Como podem ver é uma versão de 50ml o que faz dele o meu amigo de viagem todos os dias a qualquer momento!




E aqui está, quer gostem de spray ou creme, escolham. Factor elevado ou médio ou baixo, é a vossa escolha. Toda a gama esta criada a pensar na protecção e prazer que a nossa pele precisa e merece quando o calor e sol mais chamam.

Deixo-vos e aconselho a que visitem a pagina para verem a gama completa



aonde vão encontrar a gama Solei SP Rosto



e a gama Solei SP Corpo



Espero futuramente poder experimentar a gama Solei SP Balsamo Pós Solar


E o o Duo Elevada Performence – Rosto e Labios Solei SP



Que esta ultima sim será uma mais valia para quem sofre dos lábios no verão, e o seu formato stick de baton parece-me perfeito.  Se conseguir experimentar, conto-vos. E peço que se alguém tiver experimentado, contem-me tudo ;)


Então digam-me, o que vão vocês levar na mala para a praia este verão?

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Testemunho & Opinião: Press-On Manicure da imPRESS

Hoje venho-vos falar de um produto excelente para quem infelizmente não tem jeito para tratar das próprias unhas, ou hábito de as destruir roendo, ou até falta de dinheiro para andar a vida a fazer unhas.

Para a falta de jeito e falta de conteúdo no bolso, sugiro o kit Press-On Manicure da imPRESS.


Vantagens?
- Não precisa de estar com bisnagas a encher a unha de cola
- Logo não precisa de secar
- Dá uma aparência de unha saudável e tem um brilho que dá a imagem de unha de verniz cuidada
- É muito fácil de tirar e dura sem stresses uma semana!



Existe em varias cores, eu recebi em vermelho, mas existem vários tons e feitios, podendo variar conforme o gosto ou a ocasião. Todas incrivelmente bonitas. 


O kit trás várias unhas para que possam ver quais as que melhor se adaptam ao vosso próprio dedo.



Trás ainda uma toalhita de acetona para que possam limpar as unhas antes de colocar. 


E para colocar não há nada mais simples:
- ordenam e escolhem as 10 unhas que mais se adaptam ao formato das vossas próprias unhas
- com a unha limpa, retiram a película que esta na parte de trás de cada unha e encaixam na vossa própria unha, primeiro na parte da cutícula e depois no seu total. Fazem pressão durante alguns segundos e já está.



Gostei mesmo muito.

Não testei a mão por completo porque as minhas unhas naturais estão mais compridas que estas da press-on, mas amei e para alguém que tenha um evento á ultima da hora, fazer isto em alguns poucos minutos, sem cheiros a cola ou stresses = excelente! Ficamos ainda com a sensação de que a cola fixa mesmo, por isso não há o receio de ( como acontece com as postiças que usam cola bisnaga ) a dada altura ela cair.

Sugiro, recomendo!

Digam-me se já usaram e o que acharam :)

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Nada me deixa esquecer que sou transplantada, inclusivé os stresses...

Não tenho falado da minha vida ou rotina de transplantado porque tem sido complicado ser eu mesma nos últimos meses. As questões praticas e comuns a todos como vida familiar, relações de amizade ou dinheiro teem-se sobreposto e intensificado e dai que tenha, erradamente, dado permissão ás mesmas que se tornassem prioritárias e faço mal. Posso e devo viver a minha vida livremente, mas não me posso nunca esquecer que este rim e a minha condição de saúde esta e permanecera sempre prioritária a tudo e todos.
Não tenho passado mal. Ainda que nas ultimas semanas tive umas dores ligeiras e ocasionais na zona da barriga por baixo do umbigo (o rim esta mais a esquerda, não era no umbigo mas ao lado vá..  ) que associei á menstruação e como eram ocasionais, nem liguei muito. A menstruação veio e foi e as dores também.

Devo mencionar que, mesmo no meio do caos de anos de diálise e condições físicas que afectam qualquer IRC, sempre fui mais ao menos certinha, e ainda que depois do transplante tenha passado uns meses sem vir, o que é normal.. depois acabou por voltar.4 ou 5 dias e pronto. Semi-certo e regular. Este mês veio 6 dias. Foi-se dia 16 e hoje notei que estou a sangrar novamente. O que não é normal para mim mas que sei que há mulheres que são assim.

Quando notei fiquei semi-pânico. Porquê? Porque não é normal, porque não esperava, porque comecei a pensar nas dores ligeiras e ocasionais que senti há 2 semanas.. porque sou assim, preocupada especialmente quando penso que pode afligir o rim.
Medi a tensão, tirei temperatura e tudo dentro de valores normais.
Pesar-me, sei que o peso anda oscilante, especialmente quando o intestino anda mais preso.. mas logo vejo amanha quando acordar e me pesar.

Porque é que venho escrever isto?
Porque não sei se é importante ou não. Não sei se irei mais tarde olhar e dizer “era importante” ou “era banal e eu stressei sem motivo” e porque sei que um dia, um de vocês que me lê, hoje ou no futuro, irá sentir, viver, passar pelo mesmo e quem sabe, isto poderá ajudar de alguma forma.

Até lá, vamos ver…


Moda Fab : Pulseiras Elásticas


Como parece que a (re)descoberta desta moda de pulseiras elásticas esta pra ficar em fúria (lembro-me de ter 12 anos e fazer... modas... ;) ), resolvi deixar aqui uma imagem q acho q ajuda a descortinar o funcionamento da coisa.. assim a nível simples e giro.


Pesquisem videos q encontraram na net ;)

Ja agora, também fazem?
Onde compram o material?
Não me querem mostrar? :)
  

terça-feira, 20 de maio de 2014

Testemunho & Opinião: LovEco

Venho-vos hoje falar de uma nova paixão minha. Uma parceria fantástica que mal acredito!

Primeiro, quero dizer que todos os produtos, alem de extrema qualidade e bom gosto, são ainda feitos a pensar no meio ambiente, naturais e livre de qualquer crueldade animal! Segundo, a pessoa que está por detrás desta parceria é uma doçura e meiguice, simpatia, incrível! Se tiverem a possibilidade de trocar meia dúzia de palavras com la bella Isabella, vão descobrir por vocês mesmos.

Dito isto, apresento-vos a LovEco!!!

Se ainda não conhecem, é como viver num buraco sem saber que lá fora é dia e está sol!

São produtos não só a pensar na beleza mas também na saúde de quem os usa.
Feitos com ingredientes puros e naturais, e puramente deliciosos.

Recebi para vos mostrar e para me viciar :) dois mimos lindos:


Sticky Toffee – Lily Lolo 


Castanho claro e cintilante com tons dourados.
Preço de venda Online: 5.89€







Adorei o pigmento dourado e suave, fiquei com o olho automaticamente mais aberto e luminoso. Não precisei de usar a sombra pérola que costumo usar na arcada superior da sobrancelha. Adorei mesmo. E a textura é extremamente suave, e ao contrario de muitas sombras que sentimos que temos que colocar mais e mais para que se note, especialmente quando são tons claros, com o Sticky Toffee da Lily Lolo isso não aconteceu.

Gloss Damson Dusk - Lily Lolo 


Repleto de vitaminas e hidratantes naturais, como o jojoba, este gloss natural é extremamente suave e ultra brilhante, sem efeito colante e com um delicioso e delicado aroma de chocolate. Para lábios deslumbrantes! 
Damson Dusk é um malva-rosa escuro sem brilhinhos.
Preço de venda Online: 8.59€







Quando falei com a Isabella, alem de lhe dizer que gostava de tons dourados, castanhos e quentes, disse ainda que nos lábios não gosto de usar tons que sejam bastante visíveis, então ela mesma me sugeriu o Gloss Damson Dusk da Lily Lolo e só lhe posso agradecer porque é perfeito. Com um aroma a chocolate que não esperava e adorei! Tem um tom que não sobressai muito, ficando com a impressão de termos os lábios mais vivos, mais naturalmente sobressaídos e brilhantes (como todo o bom gloss) sem parecer que estamos muito maquilhadas. Tal como eu gosto :)

Sugiro-vos visitarem a Isabella e cuscarem todos os produtos LovEco (eles teem cremes, mascaras, batons, bases, sombras e muito mais!), não se irão arrepender.



Podem confortavelmente fazer as vossas compras online no site ou no face e digo-vos que a minha chegou rapidamente.

Por isso, passem, experimentem e digam-me o que acham. 


Melhor, digam-no á Isabella que ela de certeza irá adorar saber. 
Quem tem gosto no trabalho e produtos com que trabalha, tem um duplo prazer em saber que o faz bem ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...