terça-feira, 27 de maio de 2014

17ª Consulta

A consulta correu bem.

As dores e a perda de sangue que ocorreu sem motivo há alguns dias e que, ainda que não tenha stressado, me preocuparam, a enfermeira explicou que poderá ter sido uma ovulação ocasional e que as próprias dores (nível 2 em 10 e na zona onde tive os drenos) podem ser causadas pela mudança do tempo. E sim, pensando bem, lembro-me de ter já ouvido ou lido alguém comentar que depois do transplante sente as mudanças do tempo. É esquisito, eu com 30 anos e sentir mudanças de tempo.. mas já me habituei a ter que me adaptar ás mudanças que surgem sem que eu espere ou me aperceba delas.

Falei com a enfermeira e a doutora sobre tomar acido fólico e complexo de vitamina B. Falei pois ainda tinha alguns do tempo em que tomava na clínica de diálise e fiquei na duvida se tomava ou entregava na farmácia e elas disseram que posso tomar e ate faz bem pois não deixam de ser vitaminas, por isso comecei  a tomar ao pequeno-almoço e já noto nas unhas e cabelo (especialmente este ultimo que andava a sofrer imenso desde que comecei a tomar o antiviral antes do natal..) sinais de melhoria. Espero que se manifestem mais e continuamente.

Ah, e a melhor das notícias: deixei de tomar o antiviral!!! Já passaram os 5 meses necessários sem complicações nas análises (ao surgirem ou não células que necessitem que tome o antiviral) e como tal, estou livre dele!!! Happy days!!!

Na dietista, a balança sorriu ligeiramente. O que me soube a pouco porque foi muito ligeiro e na última semana acho que andei, pelo menos aquela parte que cronometrei com o endomondo, uns 50km no mínimo. E tenho comido saladas verdes e bastantes legumes.. porque gosto e porque procuro um hábito alimentar mais saudável e duradoiro para mim e para o rim. A ver vamos se na próxima consulta fico mais contente :)

Tenho ainda que mencionar um encontro feliz, tal como o é sempre que encontro alguém que conheço por aqui e não em carne e osso :) Encontrei, ou melhor, fui encontrada pelo Pedro que é um moçoilo que está em vésperas de fazer o seu transplante com o seu pai que lhe vai doar o rim e assim livrá-lo de experienciar a diálise, graças aos céus!

Achei piada ele reconhecer-me, e começo a habituar-me a que me reconheçam e honestamente, não me incomoda e sempre ajuda a animar e passar o dia da consulta mais celeremente.

Tive ainda uma conversa muito interessante, em parte originada por culpa do Pedro, com a doutora e uma segunda doutora. Isto porque a enfermeira mencionou na sala que o Pedro lhe tinha falado de ter conversado comigo na net e etc e tal e dai veio uma conversa sobre uma ideia (que concordo) de existir de alguma forma um núcleo de partilha de experiências e ideias e um momento em que nós, enquanto doentes renais ou transplantados renais, possamos sentir que não estamos só nesta caminhada e que existe alguém algures que vive e compreende aquilo que sentimos e vivemos. Acreditem que, por mais atenciosos, claros e simpáticos que sejam os profissionais que nos seguem (E SÃO!!!), nada consegue equiparar-se a ouvirmos a experiência de outra pessoa com a mesma doença. 

Claro que há um limite entre partilhar e forçar a pessoa a seguir o que dizemos. Já vivi as duas situações e pessoalmente, a mim não me obrigam a seguir ou acreditar que o meu caso será assim ou assado, apenas porque aconteceu com alguém. Ninguém me coloca medos ou minhocas na cabeça (as que cá andam são já minhas :p) e faço por informar-me com vários especialistas e profissionais sobre as duvidas ou questões que tenho e me surgem, mesmo para afastar eu mesma os receios infundados. O desconhecido e a ignorância quanto ao nosso estado é o que massacra. Isto porque, acima de tudo, temos a mesma doença, mas sendo pessoas diferentes, teremos reacções similares ou totalmente diferentes. Mas apoio, sempre!, a partilha de experiências e inclusive sentimentos.

Se não o fizesse, não teria continuado a registar tudo, quando muitas vezes nem me apetece muito, mas sinto que quem sabe, alguém algures irá um dia sentir-se assim e ao ler-me, por pior que eu me expresse ás vezes, vai entender que não é um ET nem esta sozinho :) eu estou aqui “companheiro ET” ;) e somos muitos mais do que parecemos...

A única coisa que me deixou triste nesta consulta foi os valores de creatinina…. Isto porque mais uma vez queria que baixassem e não foi o que aconteceu. Mas a doutora diz que não é nada de mais e que já estiveram mais alto e que a medicação pode as vezes afectar e que estavam bons..
  • Há 2 meses atrás: 1.06
  • No mês passado: 1.12
  • Hoje: 1.24


E pronto.. nas análises nada de mais… hemoglobina boa normal, glicemia em jejum esta sempre muito baixa, mas acho que isso já é de mim, estava a 64.. ureia dentro do mesmo valor, no limite de bom.. potássio fósforo e cálcio, bons normais.

E pronto.. próxima consulta 3 de Julho!!
Sim, 1 mês e 1 semana, iupi! :)

No meio de tanto stress e cansaço da minha vida profissional que se despedaçou… ainda bem que a minha vida se mantém estável e forte onde mais preciso, dentro de mim :)

Ah, e ainda me entreti durante a espera entre consultas com o meu novo vicio que ainda não vos contei mas deixo aqui a foto ;)


E agora, será que isto foi útil para alguém ao ler-me? Espero honestamente que sim :)
  

6 comentários:

  1. para mim foi otimo e gostaria de continuar trocando ideias com voce.

    ResponderEliminar
  2. OLá Tânia. Acabei de descobrir o teu blogue e só li este post mas faço intenção de passar a segui-lo. Creio que temos muito em comum e até somos acompanhadas no mesmo hospital. Sou só um pouco mais velha que tu mas já ando lá há alguns anos a mais… Mas concordo que trocar ideias, embora sejamos todos diferentes, pode ser muito útil e simpático… Vamos lá tentar! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Silvia :) prazer em conhecer-te :) e espero que no meio da minha partilha, não diga asneiras. Pois sabes, tenho sempre algum receio em não referir mais vezes que tudo o que digo é apenas válido ao meu nivel, e eu , sendo doente, não sou medica ou enfermeira.

      Vivemos apenas na pele as coisas não é meu anjo ? :)

      e contigo vai tudo bem? Espero que sim :) talvez nos cruzemos nas consultas :)))

      Eliminar

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...