quarta-feira, 11 de junho de 2014

Estar desempregada tem sido uma aventura…

Primeiro, o rumo desde o ano passado de que “com a fusão, lá iríamos alguns..” dito e feito, em fins de Abril, lá veio o aviso e a data final 22 Maio. As contas finais ainda se vão fazendo, faltando o dinheiro que me vai possibilitar não entrar em stress e afogamento financeiro até um novo trabalho aparecer.


Entretanto a inscrição no centro de emprego, atendida pela mais lenta e menos inteligente… é o que me vale ter ido para lá ás 6h e sido a primeira. A culpada sou eu, devia de ter ficado a dormir é obvio. Uns dias depois, a mensagem indeferido no pedido de subsidio de desemprego por parte da segurança social.. que trás nenhuma segurança e muito desespero a quem lá recorre. Bem vi nas filas e nos bancos. A cara fria e impávida, alguma delas bastante arrogante de quem nos atende também ajudará quiçá nada.. Compreendo que se tornem frias e tenham que o ser devido á função que teem, mas há um limite e esse há muito que foi ultrapassado. Quem ali esta está apenas num tacho confortável. Acredito cada vez mais que a incompetência e falta de qualidades é o único critério usado na hora de empregar alguém… Já começo a mentalizar-me que a minha insistência natural em dar 100% apenas é recompensada em 20% de respeito ou consideração.


O erro do indeferido foi causado por uma inscrição feita pela empresa que nos recrutava para uma continuação do projecto que a minha ex-entidade empregadora tinha perdido. Uma empresa que, para mim e aqui apenas vale o que eu penso, pouco ou nada é directa ou clara, e que nas atitudes que felizmente não conseguiu esconder durante o período e tempo pré inicio de contracto, mostrou ser um futuro buraco. Tenho colegas que para lá foram e estive até á ultima da hora para ir-não-ir.. mas com aquele receio que tenho sempre dos saltos dados e não dados.. não fui e desejando-lhes a eles toda a sorte do mundo, espero encontrar algo que tenha um ponto de estabilidade e justiça. Acho que pedir para ser tratada correctamente e paga justamente pela função que desempenhar não deveria de ser um absurdo.. mas sei que cada vez mais é. O futuro profissional assusta-me mas tento não ver no exemplo e mensagens negativas dos outros o meu próprio futuro.


Pois bem, inscreveram-me quando nunca o deveriam de ter feito. Dai a recusa da parte da segurança social. Contactar explicar, ouvir pedido de desculpas e “apenas” 3 dias depois lá me entregam a confirmação da anulação (por email por isso n pensem q ate foram rápidos pq n foram e tive q trocar uns 7 emails e sms’s e chamadas…). Depois existiam ainda descontos feitos pela minha ex-entidade patronal durante os períodos de baixas medicas (após transplante) que não coincidiam em dias. No total estavam certas, mas os dias não estavam como a segurança social queria..  novos contactos, novos emails, nova espera…


Lá entreguei tudo na segurança social e espero para ver o indeferido mudar para deferido e se isso não acontecer, prometo aparecer nas noticias “mulher mata funcionaria segurança social após…”

Entretanto fui hoje á dita apresentação quinzenal na minha junta de freguesia, que fica mais longe do que a de cascais. E porque não vou á de cascais? Porque por por uns 400 metros não pertenço á freguesia de cascais, logo ctt e junta de freguesia ficam a um caraças de quilómetros… mas pronto. Chego lá, cedinho, e o senhor não pode fazer nada, PORQUE a santa da lesma que me inscreveu no centro de emprego, não me adicionou ao calendário de apresentações, logo ele não consegue validar e emitir a nova apresentação. Bonito hein!?

Lá vou eu hoje a seguir ao almoço, ou em substituição ao almoço… tentar não ficar lá a tarde toda a resolver esta trapalhada.

Digam lá que a minha vida não é uma pura festa?...


3 comentários:

  1. Compreendo a tua frustração, acredita... também já vivi as experiências simpáticas da segurança social em Portugal, e o dinheiro que me tiraram com isso ainda me dói :) Força !

    ResponderEliminar
  2. Segurança Social???!!! Quem gosta dela???!!!
    2014 também não foi um ano fácil para mim!
    ;)

    ResponderEliminar

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...