sexta-feira, 11 de julho de 2014

Fiz 31 anos, o 1º aniversário pós transplante

Passei  4 aniversários ligada a uma maquina de diálise.

Faço anos a 10 de Julho, sim fiz ontem :) e como tal, fiquei doente a 10 de Março 2010 e fui transplantada a 12 de Setembro de 2013. Fiz os 27, os 28, os 29, e os 30, todos enquanto doente renal crónica em diálise. Com tudo o que isso significa e muda numa pessoa.

Trabalhava e tirava uma semana de férias em Julho, o que significava em 7 dias, ter 4 para mim. E trocava os turnos, os dias, tudo para não passar o meu dia de anos na máquina. Não me perguntem porquê pois acho que também não será difícil perceberem..

Mas sempre levei um bolo, feito por mim ou pelo Tó. Sempre levei..

E este ano não foi diferente. Este ano, não estando ligada aquela maquina, estavam lá quem comigo partilharam dores, horas, dias, semanas, meses, anos, bons e maus momentos, medos, alegrias, tristeza, lágrimas e risos. Era incapaz de não ter levado, porque por mais que algumas pessoas (sei que me querem bem e entendo o amor das palavras que me dizem) me digam que devo começar a distanciar-me um pouco desta rotina e conceito de doença renal e não me deixar fixar ou prender ao assunto (sem nunca ter os mesmos cuidados que devo ter com o rim transplantado claro) … não sou capaz. Sei bem que não me deixo levar num remoinho. A minha vida é muito mais do que isto, agora sim pode se-lo, e mesmo continuando desempregada :( , consigo começar a ser quem fui, ou quem evoluiu no meio da doença mas sem ela.

Mas eles, os meus colegas de turno, ainda la estão. E nisto sou muito “never leave a men behind” e ainda que não os possa de lá tirar e sem querer lá voltar, eles ainda lá estão e muitos, se não todos, só de lá saíram para outra vida.. Como tal, fiz-lhes um bolinho e levei-lho. Fiz para lhes levar na terça antes dos meus anos, pois não queria estar na clínica nos nesse dia. Não me perguntem porquê nem tentem entender o porquê se não compreenderem de inicio. Posso ajudar explicando que é um pouco como quando associávamos em crianças musicas a sentimentos ou pessoas. Entendem?

E fiz-lhes um Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate e sem gordura nenhuma (tirando a cobertura , a qual podem dispensar claro). Coloco a receita no post a seguir prometo.


No meu dia de anos como é costume, sinto um misto de boas e más emoções. Não teem a ver com a doença, teem a ver com coisas mais fundas na minha vida, no meu passado. Um dia conto-vos se calhar.
Mas raramente tenho bolo, não ligo muito e este ano não foi excepção. Mas o bolo que lhes fiz foi feito com o meu desejo que cada sessão seja boa. Que o sofrimento seja o mínimo ou inexistente. Que apesar das dificuldades, que sejam felizes.

O meu desejo foi por e para eles. Porque o meu já foi respondido o ano passado há 9 meses e 4 semanas como diz o ticker que coloquei no topo do blog. E se o meu já foi atendido, só lhes posso oferecer o meu desejo de aniversario deste ano.

E obrigada a todos os que, de uma forma ou outra, me enviaram carinho, mensagens lindas, se lembraram de mim e me fizeram sentir menos mal e muito melhor. Sou uma pessoa melhor e maior só por vocês existirem. Por isso não sabendo como agradecer o sentimento lindo com que me encheram no meu dia de anos, digo apenas….


3 comentários:

  1. Parabéns (ainda que atrasados) e obrigada por partilhares esses momentos mais difíceis aqui!
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns :)

    kisses***

    ResponderEliminar
  3. Obrigada meninas, obrigada a todos pelo carinho e força. Espero ser merecedora e conseguir retribuir :) beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...