sábado, 17 de janeiro de 2015

Testemunho & Opinião: Era uma vez uma Rosa… de Nora Roberts.

Venho-vos falar de um livro que foi uma novidade para mim e sei que muitas ficarão chocadas quando disser qe nunca li nada da autora e que nem a tinha em grande peso enquanto autora. 
Isto tudo sem motivo, mas era o que sentia. Foi-me sugerida experimentar e apesar de se dizer “não se julga um livro pela capa”, foi por causa da capa que achei bem ao meu estilo que decidi dar uma hipótese a uma autora que nunca tinha lido por escolha própria mas sem motivo especifico ou justificado. 

Ora aqui esta uma bela chapada de luva que levei. 
Este livro acompanhou-me durante o verão todo. Não por ser difícil de ler, mas precisamente pelo contrario.

Em parte por ter estado num momento da minha vida em que me faltou a força motora para fazer continuar e gerir os projectos da minha vida. Culpa ainda de ter gostado tanto do ritmo, da escrita e do conteúdo que tentei honestamente atrasar o fim do livro. Sabem aquele livro que gostamos tanto que quase nos impomos inconscientemente um xis numero de paginas diárias para que o fim se distancie o máximo de tempo possível? Pois foi o que me aconteceu com

Era uma vez uma Rosa… de Nora Roberts



Sinopse

Era Uma Vez é uma colecção de livros de contos da autoria das quatro mais fabulosas criadoras de histórias românticas dos Estados Unidos - Nora Roberts, que dirige a colecção, Jill Gregory, Ruth Ryan Langan, Marianne Willman. 

Nos quatro contos que constituem o livro Era Uma Vez Uma Rosa o amor cresce como as pétalas voluptuosas da primeira rosa do ano:

Nora Roberts, Rosa de Inverno 
Numa ilha remota amaldiçoada por um Inverno sem fim, uma rainha ainda jovem cuida das feridas de um soldado - e descobre no seu coração as alegrias do verdadeiro amor.

Jill Gregory, A Rosa e a Espada 
A derradeira esperança de uma princesa exilada que quer recuperar o reino perdido reside em casar-se com um príncipe amargurado - um homem ao mesmo tempo estranho e irresistível.

Ruth Ryan Langan, As Rosas de Glenross
Refugiada numa abadia, algures numa Escócia devastada pela guerra, uma jovem solitária cuida de um roseiral assombrado - enquanto um heróico militar se conforta na chama pura do seu amor.

Marianne Willman, A Mais Bela das Rosas
Durante a perigosa demanda para conquistar a mão de uma princesa, um ousado cavaleiro apaixona-se pela única mulher que realmente lhe pode salvar a vida - e lhe conquista o coração.


*        *        *

Primeiro, peço desculpa a autora e aos seus fãs incondicionais que eu considerava serem românticas/os inveterados e presos ao género lamechas que condiciono invariavelmente a categoria dos romances cor-de-rosa. Peço ainda um gigantesco obrigada a doce Sara Menezes da Editora Babel pela excelente sugestão de livro! Faço-lhe uma vénia pois foi o livro certo para limpar o meu bloqueio literário que se tinha instalado desde que tinha ficado desempregada. Eternamente grata!

Sobre o  livro. Diz quem já leu mais da Nora que a sua escrita é assim mesma. Suave e ligeira, sem grandes floreados ou discrição em exagero. Tem um ritmo condutor que nos fazer seguir sem duvidar do que se avizinha na próxima folha. Leitura ligeira e sedutora. Com uma suave pontada de romance-erótico, finalizando cada conto com o que (apartir do 2ª conto) começa a ser esperado que é um momento cheio de calor e “bolinha no canto superior” bem como aquela sensação de “justiça feita afinal, o bem sempre vence!” 


Um livro com 4 contos de 4 autoras, todas seguindo o mesmo tema de amor, com uma personagem feminina que rodeia o tema ou nome da flor rosa. Personagem frágil e forte, que contra todos os males e destinos acaba por vencer as adversidades e ainda encontrar a sua "parte metade" num final que acaba sempre de forma quente. 

Gostei de cada um dos contos sem destacar algum pois admito que li propositadamente devagar para poder saborear e tentar reter alguma diferença de autora para autora.
Aconselho para um Inverno frio. Aquecer-vos-á a mente e libertará o palato literário para o que a próxima folha do próximo livro vos traga ;)

8 em 10 :)
   

1 comentário:

  1. Todos os livros dela causam esse efeito em nós. São todos tão, mas tão bons. É a melhor! :) beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...