sábado, 26 de outubro de 2013

Experimentação: Sementes de Linhaça

Ora vejamos, tenho estado a adicionar alimentos que nunca antes comi e alguns que comia raramente simplesmente porque não tinha como habito. No outro dia falei-vos das sementes de chia, pois hoje comprei sementes de linhaça, ou melhor, escolhi farinha de linhaça pois é mais facil de misturar com sopas, iogurtes, leite, chá, etc...

O efeito é o mesmo que as sementes de chia, mas com alguns menos nutrientes.

Sementes de Linhaça (ou farinha de linhaça)



Fica a info retirado daqui : 



A linhaça é um alimento supercompleto e anda fazendo o maior sucesso entre os que estão preocupados com a saúde e a beleza. Sua semente é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras, além do composto lignana.
— A lignana é um composto imitador do hormônio feminino e traz um efeito benéfico às mulheres, pois suas moléculas são importantes na prevenção do câncer de mama e cólon. Em mulheres que estão na menopausa tem sido uma reposição natural do hormônio feminino. Esse composto é formado no intestino após a ingestão da linhaça — explica a nutricionista Vanessa Silveira.
Ainda possui na sua composição vitaminas B1, B2, C, E, ferro, zinco, potássio, fósforo, cálcio, caroteno e magnésio.
— A semente é uma das seis plantas atualmente reconhecidas pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (US National Câncer Institute - NCI) por possuir propriedades específicas no combate ao câncer e além de ser considerada antiaterogênica, ou seja, tem o poder de diminuir o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL), devido a presença das fibras solúveis — completa Vanessa.
A linhaça ajuda também a reduzir o ritmo de envelhecimento, controla as condições físicas e mentais e aumenta a defesa orgânica. Os ácidos graxos são gorduras poliinsaturadas que garantem o bom funcionamento do organismo. Sua ingestão serve para diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol, o que faz dele um importante aliado no combate a alergias e no processo inflamatório.

Vemos no mercado dois tipos de linhaça: a marrom e a dourada. A linhaça marrom vem do Mediterrâneo, adaptada ao solo brasileiro. A dourada, geralmente é importada do Canadá, por necessitar de clima frio. 


Em relação à diferença de nutrientes não existe, é um mito, só pelo fato de uma ser importada. As duas possuem propriedades nutricionais iguais e excelentes. Elas podem ser encontradas em empórios de produtos naturais e até mesmo em supermercados.
Devemos ficar atentos à quantidade e como deve ser consumida a linhaça, para que a semente seja melhor aproveitada.
—Deve-se consumir a linhaça triturada, ou seja, na forma de farinha, para que suas propriedades sejam melhores utilizadas pelo organismo, já que a casca da linhaça é dura e o organismo não consegue romper com nenhuma enzima — completa Vanessa.
O consumo recomendado diário é de quatro colheres de sopa rasas de farinha de linhaça por dia, para ter os efeitos benéficos no organismo.
 
Suplementos alimentares: prós e contras
A linhaça é uma ótima opção para quem quer emagrecer, mas deve-se saber que ela não faz milagres sozinha. Ela deve vir acompanhada de uma dieta saudável e de uma prática regular de atividade física. As fibras solúveis auxiliam no processo da saciedade e as fibras insolúveis não deixam as toxinas serem reabsorvidas pelo organismo, sendo um alimento desintoxicante.
O óleo de linhaça é uma excelente fonte de precursores de ômega-3, mas a semente de linho oferece muito mais que isso, devido à todas as propriedades já citadas acima (redução de colesterol e melhoria do trânsito intestinal devido a presença das fibras, além da formação das lignanas).
Fica a dica de consumo com frutas, sorvetes, iogurtes, vitaminas. Colocar nas massas de bolos, tortas, sobre saladas, colocar nos empanados assados, sobre salmão, atum. Serve também de espessante de geleias, doces e mingaus.
********

Claro que o preço é bastante mais em conta, acreditem!!

Entretanto posso dizer que me tenho dado lindamente com as sementes de chia. Não sinto que me enganem o estômago mas sinto-me bem com uma colherzinha de sopa na sopa ou uma colher de chá no leite ou iogurte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...