domingo, 19 de abril de 2015

É Domingo, por isso... Bolo Light Húmido de Cenoura, Amêndoa e Canela :)

É domingo.

Véspera do inicio daquela semana que ninguém gosta, ainda por cima com feriado no sábado, o que para a maioria das pessoas que o folgam, equivale a um feriado desperdiçado.
Como me comecei a sentir pessimista e o domingo ainda é domingo, pensei “vou fazer algo bom e que me faça bem sem me sentir mal”. Fui para o PC e depois para a cozinha.
Pesquisei uma receita com os ingredientes que queria, as palavras que queria e modifiquei-a.

Pesquisei “bolo húmido fácil light” depois fui directa as imagens e escolhi a mais apetitosa e vi a receita, e mudei quase tudo.

Cozinhar é matemática e quem o sabe fazer uma vez sabe fazê-lo sempre.

Removi gorduras e substitui pesos. Deixei ficar o indispensável para a consistência húmida que procurava e juntei legumes para apoiar a suavidade e sensação húmida da massa. Cortei drasticamente no açúcar (lol se eu vos dissesse quanto levava na receita original ahahahaha) e aproveitei o doce do legume e a utilização de caneca e fruto seco para consolidar tudo. Juntei um líquido para substituir parte da falta da gordura e txanam!

Deixo-vos a minha receita para bolo (cortei as quantias pelo meio pois quis um bolo pequeno por isso aconselho a duplicarem para um grande. O meu dá umas 8 fatias boas sem exagerar, só para que tenham noção)

Bolo Light Húmido de Cenoura, Amêndoa e Canela 

   
Ingredientes: 
60 amêndoa com pele ligeiramente moída
120 gr óleo
50 gr leite magro
1 colher sobremesa canela
1 colher café fermento
1 colher chá sal (pouco)
100 gr açúcar
120 gr farinha
2 ovos
80 gr cenoura ralada crua e sem pele

Instruções:
1. Batam o óleo, o leite e o açúcar bem batido.
2. Juntem á parte a farinha, fermento, sal, canela e amêndoa moída.
3. À mistura do óleo leite e açúcar, juntem os ovos e continuem a bater bem.
3. Juntem depois os secos à parte líquida e batam tudo bem. Desliguem e juntem a cenoura ralada e mexam tudo com a espátula.
4. Forrem a forma que preferirem. Prefiro forrar do que colocar manteiga e farinha, mas façam como vos é costumeiro.


5. Coloquem a massa na forma e batam duas vezes suavemente a forma na bancada para a massa assentar e não formar buracos ou bolhas de ar no meio da massa (truque para quem ainda não souber)
6. Forno: 150 graus durante uns 15/20 minutos +-, mas como cada forno é diferente, tenham atenção ao vosso e façam o teste do palito assim que comece a ficar com um tom dourado em cima.
 

PS: Para os que estejam mesmo a precisar, podem colocar umas raspas de chocolate na massa que não afecta o bolo final, mas tenham controle e não coloquem mais do que umas 50g senão o conceito light vai-se ;)

PS 2: Nesta receita não aconselho trocarem o óleo por azeite como eu mesma faço as vezes porque vai afectar o paladar á cenoura no bolo.


Espero que gostem e se fizerem, quero ver! ;)
Bon Apetit!
   

7 comentários:

  1. Parece apetitoso! Obrigada por partilhar a receita :)

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto adoro bolo de cenoura!!
    :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro Cenoura e amêndoa, como ia gostar desse bolo com um aspeto fantástico!!! ;)

    ResponderEliminar
  4. Este bolo deve ser delicioso, com chocolate então...

    ResponderEliminar
  5. Tem tão bom aspecto! Eu adoro estes bolos, o meu não leva amêndoa!
    ;)

    ResponderEliminar

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...