quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A Vida na Porta do Frigorífico de Alice Kuipers (Editorial Presença)



Pesquisei sobre este livro na net apenas por ter visto a capa colorida e apelativa. Do que li, que admito que me surpreende por ser tão pouco, achei interessante a ideia de poder ser a voyeur numa relação entre duas pessoas que, devido ao ritmo das vidas nos dias de hoje, mal nos permite ver-nos quanto mais conversamos.

Senti isto a um nível muito pessoal pois este mês de Outubro, ao estar com um horário completamente oposto ao do Tó... mal o vejo durante a semana :( mesmo!


Adiante. Fiquei curiosa e procurei o livro e quando finalmente o achei fiquei surpresa. Surpresa estilo uma pessoa que dá uma dentada num chocolate e descobre que tem caramelo ou nugat sem sequer imaginar que lá estava!

Estev livro não é só uma capa bonita. Não é apenas um diálogo rotineiro de comunicação entre duas pessoas (Mãe e Filha) através de recados deixados em post-its no frigorífico.
É uma porta para as mentes, as emoções e uma realidade que infelizmente acredito existir mais do que imaginamos. Li num sopro, chorei, adorei! Lamentei o fim. Pelo fim em si e porque veio tão cedo e violento. Li o livro em menos de 20 minutos. Sem gozo. Juro.


Primeiro estranhei o fraco conteúdo em algumas paginas. Mas pensem... se os recados são muitas vezes meia dúzia de palavras porque haveria o livro de ser diferente?  A autora respeitou essa sensação de espaço que um recado curto deixa numa folha grande e de inicio estranhamos, mas a meio já nem notamos e apercebemo-nos do estado de espírito com que aquele recado foi escrito apenas pela quantidade de letras que o constituem.


Vamos aprofundando a relação entre ambas e vamos sofrendo com um imprevisto que surge e as assusta. Vamos antecedendo um final que surge infelizmente previsível e doloroso.

O meu coração estava com a Claire e a sua Mãe e partiu com o delas.

Não resisto e deixo-vos a ultima e a parte mais bonita do livro (para mim claro) 
Não me levem a mal pelo spoiler...





Por favor se puderem leiam o livro. Será uma das viagens mais curtas, mais simbólicas e mas mais bonitas que farão com um livro. Prometo.
   

5 comentários:

  1. tenho bastante curiosidade acerca deste livro,á partida a capa é bastante chamativa e atraente,o título também é muito sugestivo...pode ser que um dia eu consiga adquiri lo :-)

    ResponderEliminar
  2. não conhecia o livro mas só o título já é bastante original :)

    ResponderEliminar
  3. esse livro é um máximo

    ResponderEliminar
  4. Um livro que capta a atenção pela história que conta.

    ResponderEliminar

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...